O material de Formação de educadores com arte: falando sobre educação foi desenvolvido para o projeto Formação de Educadores com Arte, realizado em 2010 pela Arte Despertar em parceria com o Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema (SP), que tinha como foco o aprimoramento da formação artística, especialmente a musical, de professores generalistas dedicados à educação infantil e complementar.
O conjunto de textos fez parte de material multimídia, sem publicação on-line. Além de textos sobre a visão de educação da Arte Despertar e a concepção do papel do educador na organização, reflexões sobre o papel da psicologia e psicopedagogia na educação infantil e premissas, ações e pontos de atenção para o ensino de música para crianças, adolescentes e jovens.
Como apresenta o material de formação de educadores com arte, no projeto de mesmo nome houve a participação de arte-ducadoras de música e de profissionais da Pedagogia e da Psicologia, atuando
independentemente com conteúdos pertinentes a cada área. Também houve a atuação em conjunto, com a Psicologia e Pedagogia dando suporte à arte-educação em si. Como indica a publicação, “se a arte é uma área de conhecimento, cabe aos profissionais de Pedagogia pensar em como os indivíduos de diversas faixas etárias se colocam em relação ao grupo, como interagem, aprendem e sistematizam a sua experiência”. E cabia aos profissionais de Psicologia “buscam “a compreensão e valorização das potencialidades e particularidades dos indivíduos envolvidos, suporte e orientação para a atuação dos educadores, tanto da Associação arte Despertar como dos Núcleos da Santa Casa, nas diversas situações.”

Fonte: Acervo Arte Despertar
Saiba +
Projeto: Formação de educadores com arte – vídeo institucional produzido sobre o projeto Formação de Educadores com Arte junto ao Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema.
Arte Despertar em atividades formativas nos centros educacionais – Liana Yuri Shimabukuro, artista visual, atriz e educadora relembra as ações formativas com educadores e o atendimento direto às crianças e adolescentes em projetos socioeducativos, de contraturno escolar e em creches e escolas de Paraisópolis, em São Paulo (SP).