Notícias

Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais impacta mais de 11 mil pessoas no terceiro trimestre

Nos oito hospitais da capital paulista que participam do Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais, 11.163 pessoas foram impactadas pelas intervenções com narração de histórias e músicas da Arte Despertar.

O objetivo é resgatar a autoestima do paciente, reforçar os vínculos afetivos com acompanhantes, fortalecer as relações dos profissionais da saúde e melhorar a convivência entre todos os que estão no ambiente hospitalar.

“Eu esqueci que estava no hospital só de ver a alegria do meu filho, o sorriso dele, de ouvir ele cantar, de estar num ambiente diferente. Eu acho que até ele também acaba esquecendo. Tenha certeza de que se vocês atingirem pelo menos um paciente, já é muito, porque diminui o sofrimento, diminui a dor, com esses momentos de alegria que a música traz”, destaca Joana Maurinho Ferreira Leão, mãe com filho em tratamento no Graacc.

Os profissionais da saúde também são diretamente beneficiados pela transformação do ambiente hospitalar. “É um projeto muito rico e transformador, o ambiente fica mais calmo e leve. Traz benefícios para os pacientes e com certeza para nós que trabalhamos aqui também. Qualquer momento que tire a gente da realidade do dia a dia no hospital, já tem um valor enorme”, relata Carina Hamburg, enfermeira do Incor.

As intervenções são realizadas duas vezes por semana, em dois períodos diferentes, em hospitais públicos e filantrópicos da capital paulista.

Neste ano, fazem parte do projeto os seguintes hospitais: Grupo de Apoio e Assistência à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Maternidade Leonor Mendes de Bairros, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração (Incor), Santa Casa de São Paulo.

O Projeto é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio de pessoas físicas e das seguintes pessoas jurídicas: Aché Laboratórios, Barão Distribuidor, Bexs Banco de Câmbio, CDF, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Companhia Nitroquímica, Drogaria São Paulo, Grupo Ultra, Razoo, Socopa, Willis e Yakult.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.