Notícias

Boletim 2º Semestre 2022

  • AD encerra o ano com 1.800 atendimentos presenciais nos hospitais

Em 2022, após dois anos com atendimentos online, voltamos a levar narração de histórias e música presencialmente para os hospitais.

Cerca de 1.800 pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde em hospitais públicos e filantrópicos foram alcançados com as nossas intervenções nos hospitais Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).

Saiba mais sobre o projeto por meio do link: https://bityli.com/nlDdc


  • Início de novas turmas do curso de Narração de Histórias

Em agosto lançamos novas turmas do curso gratuito de narração de histórias, que acontece via a lei de incentivo ProAC. Com o objetivo de desenvolver as potencialidades das narrativas orais para estimular a aproximação entre as pessoas, bem como melhorar a expressão e a comunicação entre elas, o curso acontece em hospitais e espaços culturais parceiros e é voltado para os profissionais da saúde e para o público em geral.

Composto por aulas teóricas e práticas a partir de fundamentos, técnicas e benefícios relativos à narrativa oral para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, o curso acontece 100% online. 

Em 2022, foram realizadas seis turmas, nos seguintes espaços: Ibeac (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário), Biblioteca Pedagógica de Limeira (Limeira, SP), Biblioteca Villa Lobos e InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas).

Saiba mais sobre o projeto por meio do link: https://bityli.com/MdRv5


  • AD abre simpósio da FMU sobre Empatia e Humanização

A Arte Despertar participou da palestra de abertura do IIIº Simpósio Virtual de Empatia e Humanização em Educação Superior em Saúde, promovida pela FMU no mês de novembro.

Rosana Junqueira Morales, diretora executiva da Arte Despertar, falou sobre autocuidado e sua relação com o autoconhecimento para cerca de 1,3 mil alunos da faculdade na área da saúde.

Para assistir a palestra completa, basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=0ypv0L3sB98


  •  Bate-papo SOU Saúde – Bioética e as relações humanizadas

Em agosto o nosso Bate-papo SOU Saúde falou sobre a importância da Bioética para as relações humanizadas.

As convidadas foram Dra. Vera Bonato, Coordenadora do Núcleo de Humanização do InCor-HC-FMUSP e professora na UNIFESP na disciplina de Bioética e Hayla Escobar, psicóloga

e pedagoga, com experiência em atendimento clínico e atuação em equipe de humanização junto a pacientes em situação de internação hospitalar.

A mediação foi de Rosana Junqueira Morales, diretora executiva da Arte Despertar.

É possível rever este bate-papo por meio do link: https://youtu.be/ugx77pYMajQ


  • AD fala sobre humanização para mais de 320 alunos de enfermagem e psicologia

Durante os meses de setembro e outubro, a Arte Despertar realizou encontros com 326 alunos de enfermagem e psicologia da Ânima Educação.

Além da aula inaugural, foram realizados três encontros sobre: humanização, notícias difíceis e comunicação.

A primeira aula realizada foi a de notícias difíceis, em que Rosana Junqueira falou sobre o impacto das notícias difíceis na vida de um paciente e estratégias de como ser mais empático nesse contato.

Na segunda aula foi abordada a importância da comunicação para a construção de relações saudáveis e as estratégias de comunicação não violenta para mediar conflitos.

O último encontro foi sobre humanização: assunto extremamente relevante e de grande impacto no desenvolvimento do trabalho dos profissionais da saúde.


  • Bate-papo SOU Saúde – Empatia

Em setembro, tivemos o Bate-papo SOU Saúde sobre Empatia.

As convidadas foram Rosana Junqueira Morales e Marina Marques. O bate papo abordou a empatia no nosso dia a dia, a importância de olhar para o outro sem julgamentos e como é difícil fazer isso diariamente.

Durante a conversa, entendemos um pouco mais sobre a diferença entre a “regra de ouro" que recomenda: "faça aos outros o que gostaria que fizessem a você, e a "regra de prata", que diz: "Faça aos outros o que eles gostariam que fizesse a eles”.

Você já conhecia essa regra? Sabe como aplicá-la em sua rotina? Você pode assistir a live novamente no link:  https://youtu.be/LJ6fxMOp3rs


  • Bate-papo SOU Saúde - Comunicação Não-Violenta

Em outubro tivemos o Bate-papo SOU Saúde “Comunicação não violenta: será que de fato sabemos nos comunicar?”.

A ideia foi discutir o que é e como podemos usar esse conceito no dia a dia.

Como convidadas, tivemos a presença de Leticia Penteado, mediadora e facilitadora de Comunicação Não-Violenta e Luciane Schütte, mediadora clínica, médica e hospitalar, com formação em Comunicação Não Violenta pelo Instituto CNV Brasil.

É possível rever este bate-papo por meio do link:  https://youtu.be/qPDmll23Bm0


  • Palestra “O que é arte e como enxergá-la nas pequenas coisas”

Em setembro, Marina Rosenfeld, gestora geral da Arte Despertar, ministrou no dia 19 de setembro, uma palestra para 150 jovens que fazem ensino técnico em Nutrição, na ETEC Julio Mesquita.

O tema abordado foi: como ver a arte em pequenas coisas. Ela conversou com os alunos sobre como a arte pode estar nas coisas mais simples da vida, mas que muitas vezes passa despercebida.


  • Doe sua Nota Fiscal Paulista para a Arte Despertar!

Você sabia que pode contribuir com o trabalho da Arte Despertar, sem precisar colocar a mão no bolso? 

Doe sua Nota Fiscal Paulista automaticamente. Com ela, você apoia os projetos da Arte Despertar e contribui para o engajamento de todos na causa da humanização da saúde. 

Saiba como doar, clicando em: https://artedespertar.org.br/nota-fiscal 


Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.