Notícias

Boletim 2º trimestre

  • Aprovação e abertura para captação do projeto “Histórias que fazem Memórias” via PROMAC

A Arte Despertar está em fase de captação de recursos para o projeto HISTÓRIAS QUE FAZEM MEMÓRIAS  aprovado no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

A sua empresa pode fazer parte desse projeto na área da cultura por meio da doação de parte do IPTU e ISS!

Saiba mais sobre o projeto por meio do link: https://bit.ly/3Pd2qJ0


  • 3ª Bate-papo SOU Saúde - “Como cuidar da saúde física, mental e emocional?” - 07/04

Segundo a OMS, saúde requer um estado de bem-estar físico, mental e social, mas como se manter funcional e ter qualidade de vida se não tivermos uma boa saúde mental?

No dia 7 de abril, considerado o Dia Mundial da Saúde, o Sou Saúde, a Arte Despertar e a Tamboro realizaram o bate-papo Sou Saúde, com o tema: “Como cuidar da saúde física, mental e emocional?

Neste bate-papo, contamos com a presença do Dr. Marcelo Alvarenga, Fundador e CEO da Conecta Exp, e do psicólogo Leonardo Bohner Hoffmann, que atua no projeto de Cuidados Paliativos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) junto ao Hospital Sírio-Libanês (HSL).

A mediação foi de Rosana Junqueira Morales, diretora-executiva da Arte Despertar. Você pode conferir o bate-papo por meio do link: https://youtu.be/-6p9jvbM0p0


  • Ação em parceria com aUNIFESP - 07/04

Em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no dia 07 de abril, a Arte Despertar (AD) realizou uma aula que abordou “O que é Arte?”. A proposta foi discutir o quanto a arte está presente em tudo na nossa vida, desde que estejamos dispostos   a olhá-la. A aula foi direcionada para 70 alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade.


  •  Parceria com o UCDual da Ânima Educação – 11/04 e 23/5

A Unidade Curricular Dual (UCDual) é um programa da Anima Educação que promove a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Nesta perspectiva, em parceria com a Arte Despertar, nos dias 11 de abril e 23 de maio, a equipe da AD realizou aulas sobre Comunicação e Humanização para os alunos dos cursos  de enfermagem e psicologia com o objetivo de abordar a importância da comunicação para a construção de relações  humanizadas. Essas ações têm como objetivo disseminar a causa da AD  e promover a humanização na área da saúde.


  • Intervenção Artística no Museu do Futebol - 17/04

Em comemoração à Páscoa, a equipe da AD realizou, presencialmente, uma intervenção artística com música e narração de histórias no dia 17 de abril para crianças visitantes do  Museu do Futebol .


  • Volta aos atendimentos presenciais nos hospitais 2022

A Arte Despertar retomou, no mês de maio, os atendimentos  aos hospitais públicos e/ou filantrópicos de São Paulo. As intervenções com narração de histórias e músicas estão acontecendo presencialmente na Santa Casa de São Paulo, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). Com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, os nossos atendimentos estão acontecendo online junto com os voluntários do hospital.


  • Formação Voluntários do Incor – 10/05

No dia 10 de maio, a Arte Despertar promoveu uma formação para os voluntários do Programa de Visitas Virtuais  do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. A ação teve como objetivo aprimorar as habilidades de  comunicação dos voluntários, competência fundamental para estabelecer uma relação amistosa com os pacientes.


  • Desenvolvimento de Competências Socioemocionais em parceria com o CECAPE – 10 e 26/05

Direcionado aos coordenadores da área de inclusão da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Caetano do Sul, a Arte Despertar realizou duas palestras em parceria com Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (CECAPE). As palestras tiveram como tema “Comunicação é uma arte” e  “Como a minha identidade, crenças, valores influenciam na minha percepção do outro?”.


  • Ação pós-graduação Unifesp – 06/06

No dia 06 de junho a Arte Despertar realizou uma aula sobre Identidade e Empatia para os enfermeiros e enfermeiras da pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo na programação da disciplina de Bioética.


  • 4ª Bate-papo SOU Saúde “Síndrome de Burnout: como afeta a nossa saúde mental e emocional?” - 21/06

Nesse bate-papo realizado pelo Sou Saúde, a Arte Despertar e a Tamboro sobre a síndrome de burnout, duas mulheres que sentiram na pele o que é lidar com o burnout trazem os seus relatos com o objetivo de mostrar como a Síndrome de Burnout afeta a nossa saúde mental e emocional.

São elas, a psicóloga Jacqueline Schneider e Helloá Regina Castro, fundadoras da Companhia VB – Vencendo o Burnout. A mediação foi realizada pela Rosana Junqueira, diretora-executiva da AD.

É possível rever este bate-papo por meio do link: youtu.be/Lh17SUijj-4


  • Doe sua Nota Fiscal Paulista para a Arte Despertar!

Você sabia que pode contribuir com o trabalho da Arte Despertar e não precisa de muito!

Doe sua Nota Fiscal Paulista. Com ela, você apoia os projetos da Arte Despertar e contribui para o engajamento de todos na causa da humanização da saúde.

Saiba mais: https://artedespertar.org.br/nota-fiscal/


Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.