Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais expande suas atividades para espaços de educação e cultura
O projeto Promovendo Cultura nos Hospitais precisou interromper suas atividades presenciais devido à pandemia. Isso nos desafiou a criar uma nova forma para continuar realizando nossas ações e transformando momentos de vida.
A nossa primeira iniciativa foi criar o Movimento Acolher com vídeos e podcasts com narração de histórias e músicas disponibilizados para os hospitais compartilharem com seus pacientes e profissionais da saúde, como também nas mídias sociais. Em seguida, ampliamos o projeto para outros espaços de saúde, cultura, educação e assistência social, onde iniciamos as intervenções artísticas virtualmente.
Por meio das intervenções online já atingimos mais de 16.400 pessoas e conseguimos levar a arte e a cultura para a sociedade de uma forma não-presencial.
Com o Movimento, esse número sobe para mais de 1,5 milhão de indivíduos alcançados através das nossas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube. No total, serão 75 vídeos e podcasts produzidos e disponibilizados gratuitamente com o objetivo de amenizar os sentimentos de estresse e ansiedade tão evidentes neste momento.
Além dos setes hospitais atendidos pelo projeto como Grupo de Apoio e Assistência à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração (Incor) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, expandimos a nossa atuação para outros hospitais dentro do estado de São Paulo.
Hoje estamos em 70 equipamentos de saúde, sendo 19 hospitais, em parcerias como Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP, Escola Municipal de Saúde, Hospital do Servidor Público Municipal, Hospital Perola Byington, Secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba, Secretaria de Saúde de Jundiaí e Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês.
No Instituto do Coração (InCor), a partir de agosto, passamos a atuar com narração de histórias e música online e em tempo real, no qual voluntários por meio de tablets conseguem proporcionar o encontro entre pacientes e nossa equipe de arte-educadores.
Além das intervenções nos hospitais, nossas atividades realizadas em espaços de educação e cultura acontecem no Museu do Futebol, Associação de Assistência a Mulher, ao Adolescente e a Criança Esperança (AAMAE), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (CECAPE) da Secretaria de Educação do município de São Caetano do Sul, Rede Litera Sampa, Fundação MGI, Fundação Colpi, Projeto Palco, entre outros. Atendemos um público diverso, desde crianças, jovens até idosos, alunos e professores da rede pública e pessoas com deficiência
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando incorporamos atividades artísticas no dia a dia estamos promovendo o bem-estar e contribuindo para a saúde de forma positiva por meio da arte. Por isso, outra iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto foi a realização de Saraus. O objetivo é promover 15 saraus até o mês de dezembro, com narração de histórias e música.
Os temas variam desde Cantos e Lendas Amazônicos, Homenagem aos Professores, Dia das Crianças, até Direitos Humanos, entre outros. A transmissão é ao vivo em nosso canal no YouTube. Confira a agenda no link: https://artedespertar.org.br/saraus-arte-despertar/
O projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2020 é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Aché Laboratórios Farmacêuticos, ABL, Banco Pan, Bexs Banco de Câmbio, CDF, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo, Sandoz, Grupo Ultra e Willis.