Notícias

Projeto de atendimento nos hospitais ganha versão online devido à pandemia

O projeto Promovendo Cultura nos Hospitais, que atua em sete hospitais da capital paulista, levando narração de histórias e música aos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, entre o dia 03 de fevereiro a 13 de março já havia impactado mais de 4 mil pessoas.

Foram 2130 pacientes, 1092 acompanhantes e 966 profissionais da saúde atendidos presencialmente pelo projeto que busca conectá-los de uma forma profunda e significativa.

Após esse período, em função da pandemia e seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo, órgãos oficiais de saúde e direção dos hospitais onde atuamos, as atividades foram suspensas temporariamente pelos hospitais parceiros a fim de resguardar a saúde de todos, inclusive dos nossos arte-educadores que atuam diretamente no projeto.

Ao adiar nossas atividades presenciais, desenvolvemos o Movimento Acolher como uma alternativa para continuar realizando as nossas ações. Com o Movimento, buscamos amenizar os sentimentos de estresse e ansiedade apoiando o fortalecimento emocional e a valorização dos vínculos afetivos a partir da realização de ações com pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde e toda a sociedade.

A partir da produção de vídeos e podcasts com narração de histórias e música encontramos uma forma de não interromper o atendimento nos hospitais públicos e filantrópicos da cidade de São Paulo, levando a arte e a cultura para essas pessoas de uma forma não-presencial.

O Movimento Acolher está atualmente sendo divulgado nos hospitais atendidos pelo projeto Grupo de Apoio e Assistência à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração (Incor) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Além de todos os institutos do Hospital das Clínicas,por meio do Núcleo Técnico de Humanização do HC, a Escola Municipal de Saúde, o Hospital Municipal do Servidor Público,  o Hospital Alvorada Jacareí, o Hospital Pérola Byington, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio libanês (Hospitais Menino Jesus, Grajaú e Jundiaí)e a Secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba.

O Movimento também tem articulado a divulgação das suas ações em parceria com a Associação dos Investidores Sociais do Brasil (GIFE) e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) com inclusão do projeto no “Guia de Iniciativas Covid 19 - Para ajudar e ser ajudado”.

Via redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, o Movimento já alcançou mais de 400 mil pessoas. No primeiro ciclo, desenvolvemos mais de 28 vídeos e podcasts com narração de música e histórias. 

O projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2020 é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Aché Laboratórios Farmacêuticos, ABL, Banco Pan, Bexs Banco de Câmbio, CDF, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo, Sandoz, Grupo Ultra e Willis.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.