Notícias

Profissionais da Saúde da Santa Casa de São Paulo recebem homenagem da Osesp em ação promovida pela Arte Despertar

Arte Despertar promoveu uma homenagem da Academia de Música da Osesp para os profissionais da saúde da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, com duas apresentações de 30 minutos, no saguão de entrada do Hospital Central.

Os concertos realizados pelos jovens músicos da Academia trouxeram um repertório que respira latinidade, passando pela Argentina de Carlos Gardel e Piazzolla e pelo Brasil de Guerra-Peixe e Villa-Lobos. No palco, ouvimos os violinistas Gustavo Prates, Gabriel Almeida e Guilherme Perez, a violista Yohanna Alves, a violoncelista Nathalia Sudário e a contrabaixista Claudia Machicado Torres — todos eles alunos do projeto que busca há quase 15 anos formar instrumentistas de excelência no Brasil.

O evento buscou reconhecer todo o trabalho desempenhado pelos profissionais de diversos segmentos ligados à área da saúde, por estarem na linha de frente em tempos de pandemia — um momento que se exige cada vez mais deles.

A arte pode ser uma importante fonte de acolhimento para enfrentar momentos de crise. O contato com expressões artísticas e culturais tem um papel transformador no processo de reconstrução da existência, resgatando a autoestima e contribuindo para uma vida mais plena.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando as atividades artísticas são incorporadas no dia a dia, como shows, dança, promove-se o bem-estar, favorecendo a saúde de forma positiva por meio da arte.

"A música desperta diferentes emoções, o que permite trabalhar o lado saudável dos profissionais da saúde e pacientes e isso reflete na conexão com sua identidade e suas raízes, no fortalecimento dos vínculos familiares e na transformação do ambiente, favorecendo as relações entre os próprios profissionais da saúde e pacientes. É a partir dessa perspectiva diferenciada e inspiradora que promovemos a causa da Humanização da Saúde", afirma Regina Vidigal Guarita, presidente do Conselho da Arte Despertar.

A Arte Despertar há 23 anos desenvolve projetos na área da cultura dentro dos hospitais e espaços culturais, como o projeto Promovendo Cultura nos Hospitais, e está presente em sete hospitais públicos e filantrópicos da cidade de São Paulo, inclusive na Santa Casa de Misericórdia.

A ação foi promovida pela Arte Despertar em correalização com a Fundação Osesp — Organização Social de Cultura — e parceria com a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

"Agradecemos o carinho da Osesp pela linda homenagem aos profissionais da saúde que têm atuado na linha de frente do combate à Covid-19. Este é um gesto de reconhecimento pelo empenho, dedicação e competência com que os nossos colaboradores vêm trabalhando para que a população possa enfrentar este momento difícil”, destacou Júlia Povoas, Diretora de Relações Institucionais.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.