Notícias

Arte Despertar inicia mais um ciclo do Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais

Após impactar mais de 50 mil pessoas no ano passado, a Arte Despertar deu início em fevereiro ao novo ciclo do Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais com a missão de propiciar momentos que transformem a experiência do paciente enquanto ele está internado, por meio da narração de histórias e da música.

Neste ano, as intervenções serão realizadas no Grupo de Apoio e Assistência à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração (Incor) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

A ideia é resgatar a autoestima dos pacientes, ressignificando o momento vivido no ambiente hospitalar, por meio de repertórios estrategicamente definidos para conectá-los ao seu lado saudável.

“Eu esqueci que estava no hospital só de ver a alegria do meu filho, o sorriso dele, de ouvir ele cantar, de estar num ambiente diferente”, relata Joana Maurinho Ferreira Leão, mãe com filho em tratamento no Graacc.

Ao percorrerem as alas dos hospitais, duas vezes por semana em dois períodos diferentes, os arte-educadores contribuem ainda para a humanização das relações com um todo, beneficiando também os profissionais da saúde e acompanhantes.

“Os profissionais que realizam esse trabalho têm uma sensibilidade muito grande. Em alguns momentos, nós estamos com pacientes muito graves e eles respeitam isso. Não interferem. Eu vejo o brilho nos olhos das crianças menores e as maiores adoram esse contato. É um momento de carinho. Além do mais, música para nós é importante, pois o único som que ouvimos é o ruído do monitor ou do ventilador. Então para nós, profissionais da saúde, faz toda a diferença”, reforça Marcos Aparecido Tomasi Lopes, enfermeiro assistencial da UTI pediátrica do hospital Darcy Vargas

Realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais é patrocinado por pessoas físicas e as seguintes empresas: ABL - Antibióticos do Brasil, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Banco Pan, Bexs, CDF, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, DPSP, Grupo Ultra, Sandoz e Willis.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.