Notícias

Arte Despertar encerra Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais 2020 com a sensação de dever cumprido

O ano de 2020 foi mais desafiador do que todos os outros no mundo todo, muitas barreiras e obstáculos foram transpostos e para a Arte Despertar não foi diferente. 

Começamos o ano com todos os projetos acontecendo presencialmente, como fazíamos há 23 anos, mas, em março, em função da pandemia causada pela Covid-19 tivemos que repensar e reestruturar todas as nossas ações. E isso foi um grande desafio. Como estar nos hospitais, sem estar presencialmente nos hospitais?

Buscamos, através da cultura e da arte, amenizar os sentimentos de estresse e ansiedade apoiando o fortalecimento emocional e a valorização dos vínculos afetivos a partir da realização de ações com profissionais da saúde, pacientes, acompanhantes e toda a sociedade.

Mas mais do que reorganizar o dia a dia do projeto, precisamos entender como poderíamos contribuir de uma maneira positiva, fortalecendo a Humanização da Saúde, que é a nossa causa.

Cuidar de quem cuida demonstrou ser ainda mais importante. Foi então que resolvemos criar o Movimento Acolher, oferecendo apoio aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente desta pandemia, aos pacientes que estavam hospitalizados e toda a sociedade.

O Movimento disponibilizou para os hospitais parceiros, e também nas mídias sociais, o acesso gratuito a vídeos e podcasts com narração de histórias e música. Conseguimos levar a arte e a cultura para a sociedade de uma forma não-presencial.

Os conteúdos foram produzidos pelos nossos arte-educadores, que atuam em hospitais públicos e filantrópicos da cidade de São Paulo. Foram 80 vídeos publicados e estimasse que aproximadamente 70 mil profissionais da saúde tiveram acesso aos vídeos. Via mídias sociais esse alcance foi ainda maior: atingimos 2.826.530 usuários das redes. Também realizamos 15 saraus online, com total de 2.573 visualizações no Youtube.

“O trabalho de vocês é tão incrível e tão importante! Estamos todos em um grande hospital coletivo esperando uma doença passar, um vírus recuar e diariamente esperando notícias melhores. Hoje eu entendi a importância de ter pessoas como vocês neste momento! Gratidão imensa do fundo do meu coração”, revelou Isis Urania, em um dos comentários postado nas mídias sociais.

Com o nosso atendimento virtual, alcançamos 70 equipamentos de saúde, sendo 19 hospitais, como Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP, Escola Municipal de Saúde, Hospital do Servidor Público Municipal, Hospital Perola Byington, Secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba, Secretaria de Saúde de Jundiaí e Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês.

O Instituto do Coração (InCor), por exemplo, disponibilizou tablets para os pacientes que, com a ajuda dos voluntários, interagiam em tempo real com os arte-educadores narrando histórias e cantando músicas. Já o hospital infantil Darcy Vargas gravou todos os vídeos em tablets para que seus pequenos pacientes pudessem ter acesso. O Núcleo Técnico de Humanização do Hospital das Clínicas, por sua vez, disponibilizou os vídeos na intranet para seus mais de 20 mil profissionais.

Para a Dra. Vera Lúcia Bonato, coordenadora da área de humanização e qualidade do Incor, continuar com os projetos da Arte Despertar virtualmente foi uma oportunidade de não deixar o hospital sem esse momento de respiro. “A Arte Despertar conecta família e paciente através do nosso voluntário, que media essa relação, e são descobertas maravilhosas. Nós potencializamos a vida através dessa relação dos artistas com os nossos pacientes.”

Mesmo com todas as adversidades e novos formatos, ampliamos o nosso projeto. Além dos hospitais, passamos a atuar em outros espaços de saúde, cultura, educação e assistência social, onde iniciamos as intervenções artísticas virtualmente.

Cada parceiro buscou alternativas e construiu estratégias para que pudéssemos levar nosso trabalho de maneira remota. As atividades realizadas online foram propostas por nossa equipe de arte-educadores, em parceria com as instituições, e tinham como objetivo levar conteúdo que contribuísse para ampliar o repertório cultural dos participantes. As expressões artísticas e culturais desempenham um papel fundamental no acolhimento das pessoas, na ressignificação da experiência e no fortalecimento do tecido da vida social. A ideia é que além de disseminar a cultura e a arte, as intervenções pudessem proporcionar alívio do estresse, de ansiedade e bem-estar.

Conseguimos chegar ao final do ano impactando mais de 48 mil pessoas entre as ações presenciais e virtuais nos hospitais, escolas, organizações sociais e espaços culturais.

As ações foram realizadas em parceria com: CECAPE - Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (72 escolas), Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Amadeu Mendes, Secretaria Municipal de Educação de Boninal BA (10 escolas), Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Guiomar Cabral, Escola Estadual Clodomiro Carneiro, Escola Estadual Prof. José Scaramelli e Escola Municipal de Ensino Infantil Monteiro Lobato.

Já com as organizações sociais, atuamos no AAMAE - Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança, Comunidade Kolping do Jardim São José e Fundação MGI. E nos espaços culturais, fechamos parceria com o Litera Sampa/Instituto Brasileiro Estudos Apoio Comunitário Queiroz Fl-Ibeac, Projeto Palco e Museu do Futebol.

Maria das Mercês, participou do projeto realizado em parceria com o Kolping, em São José dos Campos. “Eu só tenho a agradecer pelo trabalho realizado conosco, nesses tempos difíceis, eles contaram histórias e fizeram um trabalho com a música. Foi um carinho muito grande recebido dos arte-educadores.  Não tenho palavras. Foram demais. Só tenho agradecer pelo o que feito por nós”, comentou ela.

Sobre o Projeto

Realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais tem como principal objetivo resgatar a autoestima do paciente ao fazer uma conexão com suas histórias de vida, ressignificando o momento pelo qual está passando.

O patrocínio foi garantido pelas seguintes empresas: Aché Laboratórios Farmacêuticos, ABL, Banco Pan, Bexs Banco de Câmbio, CDF, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo, Sandoz, Grupo Ultra e Willis.


Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.