Notícias

Arte Despertar encerra ciclo do projeto Histórias que contam Histórias edição 19-20

Nesta edição do projeto, o curso foi realizado presencialmente e adaptado para o formato virtual devido à pandemia

A Arte Despertar encerrou, em outubro,mais um ciclo de atividades do projeto Histórias que contam Histórias 2019-2020, que promove cursos de Narração de Histórias com o objetivo de trabalhar as potencialidades das narrativas orais para estimular a aproximação entre as pessoas, bem como melhorar a expressão e a comunicação entre elas, e sua relevância para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

O curso é composto por aulas teóricas e práticas a partir de fundamentos, técnicas e benefícios relativos à narrativa oral para o desenvolvimento de habilidades de comunicação.

O projeto iniciou em setembro de 2019, realizando cinco turmas no mesmo ano. Ao total foram seis turmas presenciais, sendo três cursos realizados em hospitais: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, Hospital Geral do Grajaú e Beneficência Portuguesa de São Paulo.  As outras três aconteceram em espaços culturais como Centro de Formação dos Profissionais em Educação "Paulo Freire" da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Centro Cultural de Mogi das Cruzes e Biblioteca Villa Lobos.

Inicialmente o término do projeto estava previsto para agosto de 2020, porém a pandemia da Covid-19 paralisou temporariamente as atividades.

Em função do avanço da pandemia, adaptamos o curso para versão online e articulamos com os espaços parceiros a realização das oito  turmas restantes à distância, via plataforma Zoom, com carga horária total de 24h.

“A Arte Despertar fez uma proposta para retomarmos virtualmente de forma remota, e foi uma proposta muito audaz, nós achamos que tínhamos que ousar, que não podíamos deixar o hospital sem esse momento de respiração”, revelou Vera Bonato, coordenadora do Serviço de Qualidade e do Programa de Humanização do Incor.

No total foram realizados 14 cursos, com 366 participantes nos espaços culturais e hospitais públicos e ou filantrópicos. As outras instituições parceiras foram: CEU Heliópolis - Profª Arlete Persoli, Instituto Brasileiro Estudos Apoio Comunitário Queiroz Fl-Ibeac, com três turmas, Instituto Tomie Ohtake e Biblioteca São Paulo. Mais turma online no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e outra turma no InCor.

Caroline Rezende de Lima, 28 anos, participou do curso na versão online em parceria com o Ceu Heliópolis e para ela foi uma vivência bem interessante., “Foi uma experiência única poder participar do curso de narração, foi muito especial receber todo esse material, sinto que consegui ampliar e até adquirir muito conhecimento, e tudo muito prático, foi muito gratificante receber esse curso.”.

Outro participante do curso de Narração de Histórias foi o senhor José Francisco Buda, 60anos. José conseguiu visualizar um universo da narração de histórias que para ele até o momento não era tão conhecido. “Gostei e aprendi muitas coisas sobre histórias, como prepará-las e entendê-las para melhor contá-las. Ser um contador de histórias além de ser um dom, a pessoa mergulhano universo do fantástico, do folclore, tradições e culturas diversas”, disse o participante da turma I do curso realizado em parceria com o IBEAC.

Esta edição também contou com dois saraus. O primeiro foi realizado presencialmente em Hortolândia. O segundo, devido à pandemia, foi realizado virtualmente e está disponível em nosso canal no YouTube.

O projeto foi realizado no âmbito do ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bexp, Track & Field e Wickbold.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.