Notícias

AD leva curso gratuito de narração de histórias para 201 pessoas no primeiro semestre

Permitir que indivíduos com as mais variadas histórias de vida possam trocar experiências, conhecerem melhor a si mesmos e, assim, serem apresentados naturalmente a novas possibilidades e caminhos, que auxiliam tanto no desenvolvimento pessoal como profissional, foi a proposta do Curso de Narração de Histórias, realizado pela Arte Despertar, para 201 pessoas em  10 turmas neste primeiro semestre.

Com carga horária de 24 horas, aulas semanais e online, o objetivo é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.

Para isso, uma dupla de experientes narradores de histórias apresentou fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades. 

Realizado também em instituições de saúde, o curso costuma ganhar contornos ainda mais especiais, à medida que promove o autoconhecimento do profissional da saúde e o desperta para habilidades,  capazes de transformar a sua atuação no ambiente hospitalar.

Expressar as emoções, melhorar a comunicação e trabalhar a timidez são apenas alguns dos benefícios adicionais propiciados pelo curso.

 “O curso foi incrível! A narração de histórias, de fato, é algo que vai muito além do "contar". Com o curso pude aprender a profundidade que uma história tem na vida de uma pessoa, e na minha também. Acredito que com isso, o contato entre o narrador e ouvinte se torna bem mais humanizado e mais eficaz com amparo terapêutico. Com certeza irei utilizar na minha profissão”, apontou participante do curso realizado em parceria com o InCor.  

As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral, e as vagas restritas a 25 alunos por curso.

Receberam o curso até o momento os espaços culturais Biblioteca São Paulo, Biblioteca Parque Villa Lobos, Instituto Tomie e Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac), além da Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e a Criança (AAMAE). Já nas instituições de saúde, participaram os profissionais do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor), Hospital Infantil Darcy Vargas e CAPS M'Boi Mirim.

O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio das empresas Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bexp, Brabus, Sunnen e Track & Field.


Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.