Notícias

A Arte Despertar sob o olhar dos pacientes e profissionais da saúde

Com a narração de histórias e a música, a Arte Despertar tem  contribuído há mais de 20 anos para transformar a experiência de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde no ambiente hospitalar.

Abaixo, alguns relatos colhidos neste ano, que mostram o impacto dessas intervenções:

“Até as crianças em estado mais grave conseguem relaxar”

“Eu fico muito feliz quando as arte-educadoras chegam aqui na UTI, pois mesmo as crianças que estão mais sedadas, em estado mais grave, conseguem relaxar. E as outras crianças interagem com as meninas cantando e toda equipe gosta muito.  Você vê a diferença no tratamento”

Dra. Madalena, médica na UTI Pediátrica do Hospital Infantil Darcy Vargas


“Pude enxergar uma luz no fim do túnel”

“Receber a equipe da Arte Despertar para mim foi uma experiência incrível, porque eles trazem vida, alegria e fazem realmente você despertar e enxergar uma luz no fim do túnel e saber que enquanto há oxigênio há vida. Eu entendo que todas as pessoas que estão doentes, que estão as vezes desenganadas pelo médico, desamparadas, merecem esse conforto”

Antônio Geraldo Ferreira Gusmão, paciente no Incor


Eu esqueço que estou no hospital”

“Quando o Arte Despertar entra, eu saio do hospital. É como se eu esquecesse que estou aqui dentro. É muito bom. É maravilhoso que eles permaneçam com a gente sempre”

Maria de Fátima, paciente no Incor


“Quando elas chegam, mudam o dia da minha filha”

“Faz muita diferença no tratamento da minha filha. Muda muito o dia dela. Acho incrível”

Luana, mãe da Sophia, paciente no Graacc


“Só ouvimos ruídos o dia todo e a música faz toda a diferença”

“Os profissionais que realizam esse trabalho têm uma sensibilidade muito grande. Em alguns momentos, nós estamos com pacientes muito graves e eles respeitam isso. Não interferem. Eu vejo o brilho nos olhos das crianças menores e as maiores adoram esse contato. É um momento de carinho. Além do mais, música pra nós é importante, pois o único som que ouvimos é o ruído do monitor ou do ventilador. Então para nós, profissionais da saúde, faz toda a diferença”

Marcos Aparecido Tomasi Lopes, enfermeiro assistencial da UTI pediátrica do hospital Darcy Vargas


“Apesar de ser um momento difícil, o sorriso não é proibido”

“Há mais ou menos dois anos, eu conheci as duas arte-educadoras, elas estão sempre alegrando, tocando música. Apesar de ser um momento difícil, o sorriso não é proibido, elas ajudam muito. Quando elas chegam eu sinto uma sensação de alívio, parece que o dia vai melhorar.”

Lucca Costa de Fontes Braga, paciente do Graacc


Sobre o Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais

Realizado via Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais tem como principal objetivo resgatar a autoestima do paciente ao fazer uma conexão com suas histórias de vida, ressignificando o momento pelo qual está passando.

Atualmente, acontece em oito hospitais da capital paulista: Grupo de Apoio e Assistência à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Maternidade Leonor Mendes de Bairros, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração (Incor) e Santa Casa de São Paulo.

O patrocínio é garantido por pessoas físicas e as seguintes empresas: Aché, Barão Distribuidor, Bexs, CDF, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo, Grupo Ultra, Nitro Química, Razzo, Socopa Corretora, Willis Towers Watson e Yakult.

Receba novidades

Fique por dentro das novidades da Arte Despertar.