Percurso
Institucional

Acontecimentos e transições em diferentes campos de atuação apresentam a arte como ponte para construção de relações mais empáticas na educação e na saúde. 

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Arte como
Linguagem

A arte, um termo multifacetado e desafiador de definir, é uma expressão inerente à natureza humana, transcendendo as barreiras convencionais da comunicação oral, gestual ou escrita.

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Educar com
Arte

A arte-educação reconhece que o processo educativo não se limita à transmissão de conhecimentos, mas abarca o desenvolvimento de distintas habilidades

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Formação de
Profissionais

A formação de profissionais realizada pela Arte Despertar abrange diversos campos para enriquecer práticas educativas e de saúde.

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Arte, Saúde e
Humanização

A presença da arte na saúde transcende sua função de entretenimento, mobilizando os princípios de humanização e saúde integral.

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Encontros e
Memórias

Os encontros com agentes e parceiros e as memórias da Arte Despertar apresentam o legado da instituição.

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Percurso
Institucional

O percurso institucional da Arte Despertar, de 1997 a 2023, é marcado por acontecimentos e transições que moldaram as ações em diferentes campos de atuação, sempre tendo a arte como ponte para construção de relações mais solidárias e empáticas entre as pessoas. 

Em sua história, contribuiu expressivamente para o campo da arte-educação em ações formativas realizadas até 2014, formulando uma metodologia de trabalho própria baseada na abordagem triangular do ensino da arte, aplicada em escolas e serviços de educação não-formal. Nesse território, a Arte Despertar desbravou o contraturno escolar, serviços socioeducativos e a formação de formadores. Atuou com crianças, adolescentes, jovens e educadores, enriquecendo as práticas educativas das instituições, e destacando a arte como agente transformador na construção do conhecimento e desenvolvimento integral dos sujeitos.

Simultaneamente, na esfera da saúde, a instituição atuou de 1997 a 2023 no atendimento a pacientes, acompanhantes e equipe multiprofissional e na formação de trabalhadores da saúde, refletindo o comprometimento da Arte Despertar com a qualificação da experiência do usuário e a humanização no ambiente hospitalar. 

Essa trajetória consolidou a compreensão da expressão artística como catalisador poderoso para relações mais profícuas e empáticas, promovendo o reconhecimento da diversidade humana. Entendida como recurso fundamental, a arte fortalecia a criação de relações solidárias, promovendo um acolhimento mais compassivo e contribuindo para uma visão mais integral tanto da saúde, quanto dos processos educativos e formativos.

Assim, o percurso da Arte Despertar transcendeu fronteiras institucionais, promoveu aprendizagens, contribuições e conexões profundas entre arte, educação e saúde. Uma trajetória notável na construção de ambientes mais criativos, empáticos, solidários e humanizados.

Acontecimentos e transições

Ao longo de seus 25 anos de atuação, a Arte Despertar viveu uma série de acontecimentos transformadores e transições fundamentais. Das narrativas institucionais sobre humanização em saúde às ações educativas em territórios vulneráveis, sua trajetória reflete um compromisso contínuo com a construção de relações solidárias e compassivas.

Capa
Dar forma a um sonho: o início da Arte Despertar
Capa
Aproximações à abordagem triangular do ensino da arte
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Marcos na trajetória da Arte Despertar
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Memórias da Arte Despertar: primeiros traços
Responsabilidade social em perspectiva histórica
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Saúde como foco: a transformação da Arte Despertar em 2013
Capa
Arte Despertar é finalista no Prêmio Empreendedor Social 2013
Capa
Arte Despertar foi premiada com o Cultura e Saúde
Certificações e registros da Arte Despertar junto ao poder público
A AD e os mecanismos de fomento e incentivo de ações de interesse público

Arte-educação no território

No percurso da Arte Despertar, a arte-educação alicerçou-se na abordagem triangular, transformando escolas e espaços não-formais de 1997 a 2013. Sua metodologia moldou práticas educativas, consolidando a instituição como referência na promoção da arte como instrumento essencial no desenvolvimento integral.

Capa
Oficinas de arte-educação nos territórios
Capa
A parceria com a Aldeias SOS
Capa
Programa Einstein na Comunidade
Capa
A dinâmica das formações com arte-educação em Paraisópolis
Capa
Projeto: Formação de educadores com arte
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Projeto Arte e Cultura em CCAs

Atendimento com arte em hospitais

A instituição, ao atuar desde 1997 no atendimento com arte em hospitais, ofereceu uma abordagem de acolhimento, utilizando expressões artísticas para fortalecer vínculos e promover bem-estar em pacientes de diferentes faixas etárias, deixando um legado na humanização do ambiente hospitalar.

Capa
Primeiros anos de projetos de arte e cultura em hospitais
Capa
Despertar Arte e Cultura em UTIs
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Multiplicando Arte e Cultura
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Canal Futura: arte na humanização em saúde
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Plano anual: promovendo cultura nos hospitais
Capa
Farol das Ilhas: produção poética sobre encontros com beneficiários
Capa
“Cuidar de quem cuida”
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Movimento Acolher e a pandemia de Covid-19

Aprendizagens e contribuições

Ao longo de sua história, a Arte Despertar promoveu encontros, tocou trajetórias e produziu conhecimento nos campos da saúde e da arte-educação. Construída em diálogo com seus colaboradores e parceiros, sua jornada deixou um legado de transformação, promovendo experiências e produtos enriquecedores.

Capa
Material de apoio para atuação em UTIs
Capa
Livro “Arte Despertar: primeira década”
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Caderno formativo: Música na comunidade
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Álbum: Histórias e Ritmos de Paraisópolis
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Formação de educadores com arte: falando sobre educação
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Caderno: Atendimento com artes plásticas em hospitais
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Tecnologia Social: Guia operacional de formação de educadores
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Guia de campo: atendimento com arte em hospitais
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Arte Despertar: segunda década
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Sistematização: Cursos de narração de histórias na Arte Despertar
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Diferentes formatos e mudanças no Curso de Narração de Histórias
Capa
O atendimento com arte em hospitais: guia orientador
Capa
O engajamento em redes da Arte Despertar

Arte como
Linguagem

A arte, um termo multifacetado e desafiador de definir, é uma expressão inerente à natureza humana, transcendendo as barreiras convencionais da comunicação oral, gestual ou escrita. Particular e plural, a poética da arte emerge como a capacidade de transmitir emoções, pensamentos e experiências de maneira profundamente subjetiva, explorando metáforas e simbolismos para comunicar ou estimular ideias, sentimentos ou sensações a outras pessoas.

As diversas linguagens artísticas, como pintura, música, dança, literatura e narração de histórias desempenham diferentes papéis nesse processo, oferecendo meios ou suportes variados a essa comunicação que ressoam de maneira única em cada pessoa. A arte revela-se como forma de expressão ímpar, capaz de enriquecer nossa compreensão de mundo e proporcionar uma plataforma para a expressão individual e coletiva, refletindo nossas culturas e a forma como nossa sociedade se organiza no tempo e espaço. 

Na Arte Despertar, a arte desempenha um papel central tanto no campo educativo quanto na saúde. Na esfera educacional, a arte-educação foi incorporada para apoiar o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, não apenas para promover a autoexpressão e criatividade, mas também para cultivar habilidades como empatia, pensamento crítico e ampliação de repertório. Essa abordagem convida os educandos a explorar, compreender e apreciar a complexidade do pensamento humano.

No contexto da saúde e sob a perspectiva da saúde integral, a Arte Despertar consolidou sua presença no ambiente hospitalar, permeado pelo sofrimento e pela fragilidade provocada por doenças, no acolhimento a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde como sujeitos dotados de desejos, memórias, sonhos e singularidades. Concentrou-se na melhoria da experiência do paciente e nas relações estabelecidas entre eles e os profissionais, compreendendo que a arte não apenas proporciona alívio emocional, mas também contribui para a promoção da saúde. Embora reconhecendo uma perspectiva ampliada que ultrapassava os aspectos clínicos, parceiros e atendidos relatam contribuições também no tratamento e adesão ao mesmo pelos pacientes. 

Em resumo, a arte, seja na expressão poética, na promoção da saúde integral ou na esfera educativa, desempenha um papel vital como linguagem universal que conecta, emociona e transforma, reforçando aspectos fundamentais da experiência humana.

A poética da arte

A poética da arte está relacionada com a capacidade que as linguagens artísticas têm de ultrapassar a representação objetiva de um objeto, cenário ou situação, mergulhando no reino subjetivo da expressão. A metáfora, como ferramenta essencial da poética, possibilita que a arte ultrapasse o literal, construindo significados simbólicos que provocam reflexões profundas e únicas para cada indivíduo. Nessa interseção entre o subjetivo e o objetivo, a arte define-se como uma linguagem que convoca os sujeitos em diferentes cenários e situações a refletirem sobre si próprios e sobre aquilo que lhes é apresentado.

Experiência e percepção: abordagens da Arte Despertar
Leituras e aproximações sobre arte e ciência
Capa
Dimensões da arte: criação, memória, expressão e cura
Bons encontros e a abordagem integrativa na promoção da saúde
Capa
A metáfora e a obra de arte
Capa
Simetria, vínculo e poética
Capa
Arte, artista e espectador: caminhos para o autoconhecimento

Linguagens artísticas

Em suas atividades educativas e no campo da saúde, a Arte Despertar, em diferentes momentos e projetos mobilizou diferentes linguagens artísticas que - cada uma à sua maneira - convocavam uma experiência distinta no atendimento.

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A linguagem das artes plásticas na Arte Despertar
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As artes plásticas na educação e na saúde
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A arte de contar histórias
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A música na Arte Despertar
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A linguagem do teatro na Arte Despertar
A linguagem dos quadrinhos (HQs) na Arte Despertar
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As múltiplas ações da Arte Despertar com a arte de narrar histórias
Capa
Materiais e elementos de apoio à narração de histórias

Arte-educação no território

Na Arte Despertar, por mais de dez anos a arte-educação foi a ferramenta utilizada em diferentes territórios e equipamentos e espaços socioeducativos e escolas para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, além de educadores locais. Como foco na promoção do autoconhecimento, ampliação de repertório e estímulo ao pensamento crítico, a arte era entendida como linguagem fundamental ao desenvolvimento integral dos educandos.

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A parceria com a Aldeias SOS
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Programa Einstein na Comunidade
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Álbum: Histórias e Ritmos de Paraisópolis
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Projeto Arte e Cultura em CCAs

Atendimento com arte em hospitais

No atendimento hospitalar, a arte era uma linguagem necessária ao reconhecimento da integralidade dos sujeitos, ultrapassando a visão de sua doença ou fragilidade. Sem a pretensão de ocupar um lugar estritamente terapêutico, a arte convocava tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde a refletirem sobre si próprios e fortalecerem suas relações, vínculos com os outros e com o próprio tratamento.

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A arte como linguagem no contexto hospitalar
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Evidências sobre o papel das artes na melhoria da saúde e do bem-estar
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O atendimento da Arte Despertar em hospitais: guia orientador
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Guia de campo: atendimento com arte em hospitais
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A música e o cuidado em saúde
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Artigo: o trabalho com bonecos em hospitais

Educar com
Arte

Educar com arte vai muito além de apresentar a alguém um conjunto de técnicas e práticas artísticas: diz de uma abordagem pedagógica que valoriza a expressão criativa, a sensibilidade e a apreciação estética como componentes essenciais da formação integral do ser humano. A arte-educação reconhece que o processo educativo não se limita à transmissão de conhecimentos, mas abarca o desenvolvimento de distintas habilidades, incluindo capacidades artísticas e a compreensão profunda e experiência da poética da arte em suas múltiplas linguagens. Sem a pretensão de transformar os educandos em artistas, a abordagem visa que a experiência do fazer artístico propicie ampliação de repertório, autoconhecimento e fruição estética. 

No âmbito da arte-educação, a aprendizagem se dá por meio da exploração ativa e participativa das diferentes formas de arte, como música, pintura, dança, teatro, literatura e narração de histórias. Ela oferece um espaço para que os alunos possam experimentar, criar e se expressar, promovendo o desenvolvimento de habilidades artísticas, além de competências emocionais e sociais, como empatia, colaboração e autoexpressão.

Entre as muitas oportunidades da arte-educação, está a de convocar os sujeitos a perceber a beleza nas diversas manifestações artísticas, a interpretar o mundo por meio de diferentes perspectivas e a cultivar um olhar crítico não apenas sobre as obras de arte, mas sobre a produção cultural humana através dos tempos nas diferentes culturas e sociedades. Assim, a arte-educação estimula a reflexão sobre questões culturais, sociais e políticas, oportunizando o diálogo e a construção de significados compartilhados entre aqueles que a experienciam e a figura central do(a) arte-educador(a), mediador(a) na construção desses novos significados. 

Na Arte Despertar, a arte-educação foi a abordagem pedagógica predominante nas formações promovidas sobre diversas linguagens artísticas em comunidades como Paraisópolis na cidade de São Paulo, por exemplo. Mas também esteve presente como experiência-guia e na compreensão da integralidade dos sujeitos no atendimento hospitalar e na formação de educadores.

Arte-educação e Educação integral

A arte-educação vai além de ensinar técnicas artísticas, abraçando uma abordagem pedagógica que valoriza a expressão criativa, sensibilidade e apreciação estética como parte integrante do desenvolvimento integral dos sujeitos. Seguindo a abordagem triangular no ensino das artes, no lugar de transformar os educandos em artistas, entende-se a experiência artística como uma ferramenta para ampliar o repertório, promover autoconhecimento e estimular a fruição estética.

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A abordagem triangular no ensino da arte
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Sujeito integral na perspectiva da Arte Despertar
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O lugar do território na arte-educação
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A arte-educação na promoção da autonomia
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Ações educativas: construção coletiva e atenção ao território
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Vínculo, educação e transformação
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Tecendo conhecimento em Arte: a jornada da Arte Despertar em arte-educação

A poética da arte

A poética da arte está relacionada com a capacidade que as linguagens artísticas têm de ultrapassar a representação objetiva de um objeto, cenário ou situação, mergulhando no reino subjetivo da expressão. A metáfora, como ferramenta essencial da poética, possibilita que a arte ultrapasse literal, construindo significados simbólicos que provocam reflexões profundas e únicas para cada indivíduo. Nessa interseção entre o subjetivo e o objetivo, a arte-estética se manifesta, convocando a ideia de beleza como algo interpretado individualmente. Dessa forma, a poesia da arte reside na habilidade de comunicar emoções e ideias complexas, estabelecendo uma conexão profunda entre a obra e o espectador.

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As artes plásticas na educação e na saúde
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Arte, artista e espectador: caminhos para o autoconhecimento
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A metáfora e a obra de arte
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Dimensões da arte: criação, memória, expressão e cura

Linguagens artísticas

Em suas atividades educativas, a Arte Despertar, em diferentes momentos e projetos mobilizou as seguintes linguagens artísticas: música (percussão, em especial), artes visuais (desenho, pintura, quadrinhos, escultura e grafite principalmente), teatro e contação de histórias.

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Como era o atendimento com artes plásticas em hospitais?
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Materiais e elementos de apoio à narração de histórias
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As múltiplas ações da Arte Despertar com a arte de narrar histórias
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Práticas de artes plásticas na Arte Despertar

Arte-educador(a)

O arte-educador desempenha um papel multifacetado em diversos contextos, destacando-se em projetos ao empregar a arte como convite ao desenvolvimento integral e como meio de inclusão social. No ambiente hospitalar, sua atuação se estende, em alguma medida, ao campo terapêutico, utilizando ferramentas como a contação de histórias para aliviar o sofrimento e promover a humanização das relações. No treinamento de profissionais da educação e da saúde, capacitando-os a integrar abordagens artísticas em suas práticas. Essas atividades exigiam uma ação-reflexão contínua (práxis) de cada profissional e a colaboração e o estudo profundo e compartilhamento de repertório artístico.

Capa
O papel do(a) arte-educador(a) em ações no território
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A formação do(a) arte-educador(a) em ações no território
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Formação dos educadores: incentivo à práxis e à liberdade criativa

Arte-educação no território

Na Arte Despertar, por mais de dez anos a arte-educação foi a ferramenta utilizada em diferentes territórios e equipamentos e espaços socioeducativos e escolas para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, além de educadores locais, incluindo centros educativos em Paraisópolis e em parceria com as Aldeias Infantis SOS Rio Bonito, ambos na cidade de São Paulo.

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Como funcionavam as atividades de arte-educação?
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Oficinas de arte-educação nos territórios
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A parceria com a Aldeias SOS
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Programa Einstein na Comunidade
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Projeto Arte e Cultura em CCAs
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A dinâmica das formações com arte-educação em Paraisópolis
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Caderno formativo: música na comunidade

Formação de educadores

A formação de educadores no contexto da Arte Despertar esteve relacionada com a capacitação dos educadores para integrar práticas artísticas em sua pedagogia, mas também para apoiá-los na construção de suas atividades valorizando o repertório e as dinâmicas culturais locais, integrando-as aos seus cotidianos e a partir de suas necessidades reais de trabalho.

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Projeto: Formação de educadores com arte
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Formação de educadores com arte: falando sobre educação
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Atuação da Arte Despertar em centros educacionais
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Diferentes formatos do Curso de Narração de Histórias
Ação-reflexão (práxis)

Formação de
Profissionais

A formação de profissionais realizada pela Arte Despertar abrange diversos campos para enriquecer práticas educativas e de saúde. Para educadores em arte-educação, o foco era atender às necessidades específicas de escolas e instituições, promovendo estratégias que estimulem a expressão e criatividade em crianças e adolescentes.

O curso de narração de histórias, por sua vez, destinou-se a educadores em sistemas formal e não formal, bem como profissionais da saúde. Com ênfase no relacionamento interpessoal, vínculo e alteridade, buscou aprofundar o entendimento humano e fortalecer laços, criando uma base sólida para práticas humanizadas no atendimento à saúde e diálogo com a Política Nacional de Humanização (PNH).

O Treinamento para o Desenvolvimento Humano destinou-se a profissionais de saúde - de estudantes a profissionais da  assistência, administração e gestão da área da saúde. Seu foco estava no aprimoramento de habilidades como autoconhecimento, empatia e comunicação, visando qualificar a experiência do paciente e promover uma abordagem mais integral do atendimento e centrada na pessoa, reconhecendo múltiplos aspectos de sua identidade.

Ao combinar essas abordagens, a formação prioriza uma perspectiva integral dos sujeitos e a humanização do cuidado, reconhecendo a importância de considerar a construção de relações colaborativas. O respeito à alteridade e a potência estética da arte oportunizam uma prática que promove a saúde e conexões mais significativas em ambientes educativos e de cuidado.

Formação de educadores

A formação de educadores na Arte Despertar visou apoiar profissionais na condução de atividades focadas na expressão artística de crianças e adolescentes, em instituições de assistência e de educação formal e não-formal. No lugar de uma prescrição rígida, a metodologia consistia em apoiar os educadores a partir dos recursos já presentes em seus espaços de trabalho.

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Projeto: Formação de educadores com arte
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Formação de educadores com arte: falando sobre educação
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Tecnologia Social: Guia operacional de formação de educadores
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Comunidades de aprendizagem na perspectiva da Arte Despertar
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A formação do(a) arte-educador(a) na Arte Despertar

Curso de narração de histórias

Direcionado a profissionais e estudantes da saúde e da educação, mas com edições abertas à população em geral, a formação tinha como proposta apoiar sujeitos no estabelecimento de relações interpessoais mais frutíferas e solidárias a partir das técnicas e práticas de contação de histórias.

Capa
Depoimento: formação de narradores com Stela Barbieri
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Sistematização: Cursos de narração de histórias na Arte Despertar
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Diferentes formatos do Curso de Narração de Histórias
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Proposta formativa dos Cursos de narração de histórias
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Curso de narração de histórias: conexões entre as pessoas

Treinamento para o Desenvolvimento Humano

Realizado pela Arte Despertar em diferentes formatos e edições desde 2010, a metodologia inédita da organização focava em autoconhecimento, percepção do outro, empatia, comunicação e relacionamento, viabilizando relações mais profícuas e humanizadas no atendimento em saúde.

Capa
Treinamento para o Desenvolvimento Humano: processo formativo
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Referencial do TDH para formação de profissionais em saúde
Capa
A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde
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A estratégia formativa do Sou Saúde
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A perspectiva da Arte Despertar sobre comunicação
Competências socioemocionais na saúde

Humanização e Saúde integral

A formação na Arte Despertar integrava expressões artísticas às ações de acolhimento em saúde. A poética da arte era entendida como ferramenta para fortalecer vínculos, promover empatia e proporcionar uma abordagem integral no atendimento em saúde, contribuindo para uma experiência mais compassiva.

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Formações no Hospital do Amor
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“Cuidar de quem cuida”
Capa
Formações no Hospital do Amor
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Contribuições para o campo da Humanização em Saúde
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O respeito à alteridade como premissa da humanização em saúde

Arte, Saúde e
Humanização

A presença da arte na saúde transcende sua função de entretenimento, mobilizando os princípios de humanização e saúde integral. A humanização destaca-se pela valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, com autonomia,  protagonismo, em ambientes que proporcionem a construção de vínculos solidários e a corresponsabilização na prevenção e tratamento de enfermidades. No lugar do foco na doença, observa-se o acolhimento dos sujeitos em suas diferentes necessidades e das experiências no processo de cuidado. 

Nesse contexto, a poética da arte desempenha um papel fundamental de convocar as pessoas a uma expressão rica em emoções, pensamentos e simbolismos que refletem a complexidade da experiência humana. Mediante as intervenções em múltiplas linguagens promovidas no e a própria relação entre as pessoas no ambiente hospitalar. 

As linguagens de artes visuais, e principalmente de narração de histórias e música, foram sistematizadas em estratégias de atendimento em hospitais para não apenas estimular a criatividade, mas proporcionar alento a pacientes acamados, em tratamentos contínuos, em situações emergenciais, durante a espera de consultas ou em ambientes desafiadores como UTIs e mesmo em coma. Essas formas de expressão, adaptadas às condições de saúde específicas, proporcionam conforto, estimulam a imaginação e conectam o paciente com o que há de mais íntimo na construção de sua história, bem como com com seu entorno de maneira única, oferecendo uma suspensão temporária das dificuldades do tratamento médico, e muitas vezes, apoiando a relação que estabelecem com seus cuidadores e estimulando a adesão e engajamento nas práticas de cuidado. 

Em ambientes como hemodiálise ou quimioterapia, por exemplo, onde a rotina é intensa e desafiadora, a presença da arte atua como uma bússola emocional, oferecendo momentos de alívio e reconexão com a humanidade muitas vezes esquecida no contexto clínico. A contação de histórias e músicas proporciona uma ponte entre o eu do paciente e os mundos interior e exterior, cultivando uma conexão vital que vai além das barreiras físicas impostas pela condição de saúde, recuperando memórias e dialogando com os aspectos saudáveis de todos os envolvidos. 

Nos atendimentos emergenciais e em UTIs, quando as circunstâncias podem ser críticas, a arte emerge como uma ferramenta poderosa para acalmar e inspirar, muitas vezes oferecendo conforto e esperança aos familiares e aos próprios pacientes

A arte na saúde, guiada por arte-educadores cuja ação dialoga com princípios de humanização e saúde integral, tece uma rede de conexões emocionais que transcendem as limitações físicas e desafios no tratamento, tornando a experiência do paciente mais digna e respeitosa. Da mesma forma, a troca e o olhar cuidadoso para o colaborador que atua cotidianamente no sistema, faz-se tão necessário. Experiências como o Treinamento para o Desenvolvimento Humano (TDH), na formação de profissionais, reforçam a necessidade do acolhimento a todos em uma perspectiva de atendimento humanizado em saúde.

Humanização e Saúde integral

Arte Despertar promoveu ações de humanização e saúde integral ao acolher pacientes no sistema de saúde. Por meio das linguagens artísticas, fortaleceu vínculos entre arte-educadores e pacientes e profissionais da saúde, considerando a integralidade do sujeito e a humanização em saúde, tornando o ambiente mais acolhedor e compassivo.

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Humanização em saúde: a perspectiva da Arte Despertar
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Arte Despertar foi premiada com o Cultura e Saúde
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O engajamento em redes da Arte Despertar
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Contribuições para o campo Humanização em Saúde
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O atendimento a crianças e o apoio às equipes de saúde
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“Cuidar de quem cuida”
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Curso de narração de histórias: conexões entre as pessoas
Bons encontros e a abordagem integrativa na promoção da saúde
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A abordagem relacional na saúde: percepção, empatia e cuidado
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Evidências sobre o papel das artes na melhoria da saúde e do bem-estar
Capa
O respeito à alteridade como premissa da humanização em saúde

A poética da arte

Na Arte Despertar, a poética da arte é manifestada ao utilizar linguagens artísticas para criar narrativas ricas e simbólicas. Essa abordagem ancorada na estética enriqueceu a experiência dos usuários no processo de saúde e apoiando o acolhimento de suas necessidades emocionais, e de seus familiares e profissionais envolvidos.

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Dimensões da arte: criação, memória, expressão e cura
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A ludicidade em diálogo com a arte
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Simetria, vínculo e poética
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A metáfora e a obra de arte
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Metáfora e subjetividade
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Cantos de esperança: o encontro com Ana Clara e Lívia (material de arquivo)
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A humanização em saúde e o lugar da morte

Linguagens artísticas

A Arte Despertar mobilizou práticas de artes visuais, como pintura e escultura, em ateliês montados em hospitais e realizou narrações de história e músicas em diferentes ambientes de tratamento em saúde: da sala de espera de consultórios aos leitos de UTI, sempre investigando a potência das linguagens artísticas no fortalecimento de vínculos e alento no contexto de cuidado à saúde.

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A música e o cuidado em saúde
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Musicoterapia e música terapêutica na Saúde
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Caderno: Atendimento com artes plásticas em hospitais
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Artigo: o trabalho com bonecos em hospitais
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As múltiplas ações da Arte Despertar com a arte de narrar histórias
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Materiais e elementos de apoio à narração de histórias
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A música em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)

Atendimento com arte em hospitais

Desde a sua fundação, a Arte Despertar atuou tanto em uma perspectiva de arte-educação, especialmente, por meio das artes plásticas, quanto no atendimento dos pacientes de todas as faixas etárias com a contação de histórias e música, qualificando a experiência do paciente em tratamento de saúde.

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O atendimento com arte no contexto hospitalar
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O atendimento com arte em hospitais: guia orientador
Capa
Multiplicando Arte e Cultura
Capa
O papel da arte na Humanização em Saúde
Capa
Plano anual: promovendo cultura nos hospitais
Capa
Movimento Acolher e a pandemia de Covid-19

Arte-educador(a)

Na Arte Despertar, o arte-educador desempenha papel crucial no atendimento em saúde, integrando diferentes estratégias artísticas. Sua abordagem promove expressão, criatividade e conforto, contribuindo para a saúde emocional e a humanização de ambientes normalmente desafiadores, como hospitais.

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Respeito à alteridade como produção de cuidado
Capa
O papel do arte-educador no contexto hospitalar
Capa
O(a) arte-educador(a) na saúde: percepção e encontro
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Formação dos educadores: incentivo à práxis e à liberdade criativa

Treinamento para o Desenvolvimento Humano

Realizado pela Arte Despertar em diferentes formatos e edições desde 2010, a metodologia inédita da organização para formação de profissionais da saúde focava em autoconhecimento, percepção do outro, empatia, comunicação e relacionamento, viabilizando relações mais profícuas e humanizadas no atendimento em saúde.

Competências socioemocionais
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A perspectiva da Arte Despertar sobre comunicação
Capa
Treinamento para o Desenvolvimento Humano: processo formativo
Capa
A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde
Capa
Referencial teórico do TDH
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A estratégia formativa do Sou Saúde

Encontros e
Memórias

As aprendizagens e contribuições da Arte Despertar formam um mosaico enriquecedor de aprendizagens institucionais. Desde sua fundação, a instituição contribuiu significativamente para os campos da saúde e da arte-educação. Essa jornada foi marcada por conexões profundas na relação eu-outro, reconhecendo a singularidade de cada sujeito envolvido. 

No âmbito da arte-educação e educação integral, a Arte Despertar destacou-se pela promoção da educação integral. A instituição não apenas trabalhou na ampliação do vocabulário e repertório artísticos de crianças, adolescentes, jovens e educadores, mas nas habilidades socioemocionais, contribuindo para a formação integral dos sujeitos de maneira a abrir possibilidades e incidir sobre a trajetória dos envolvidos.

Paralelamente, a Arte Despertar atuou diretamente na influência de ações de humanização e saúde integral tendo na experiência artística um alicerce para a produção de cuidado. Sua abordagem no acolhimento de sujeitos e a consideração da integralidade da pessoa no ambiente hospitalar se traduziram em práticas inovadoras, promovendo não apenas experiências mais compassivas, mas o cuidado também aos profissionais da saúde. A relação eu-outro floresceu, tornando os processos de saúde mais empáticos e conectados. Depoimentos de pacientes e familiares, histórias que marcaram os arte-educadores e produções, oriundas destes encontros, alimentam este legado.

A poética da arte permeou todo percurso da Arte Despertar. A capacidade de transcender o ordinário, utilizando metáforas e simbolismos, trouxe uma dimensão única às práticas educativas e de saúde. A expressão artística não apenas decorou, mas tornou-se uma linguagem de transformação, promovendo que os envolvidos, duplamente, mergulhassem em si na busca pelo autoconhecimento e se projetassem em busca do novo.  

Aprendizagens e contribuições

Os encontros e memórias da Arte Despertar refletem aprendizagens institucionais e contribuições nos campos da saúde e da arte-educação. Construída em diálogo com seus colaboradores e parceiros, sua jornada deixou um legado de transformação, promovendo experiências e produtos enriquecedores para os campos em que atuou.

Capa
A vida… o que ela quer da gente é coragem
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Livro “Arte Despertar: primeira década”
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Formação dos educadores: incentivo à práxis e à liberdade criativa
Arte Despertar na Academia
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O respeito à alteridade no atendimento em saúde
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Farol das Ilhas: histórias de vida para além do hospital
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Marcos institucionais da Arte Despertar

A relação eu-outro

Para parceiros e colaboradores, as contribuições da Arte-Despertar passavam essencialmente pelo reconhecimento do eu e do outro no estabelecimento de relações mais solidárias, saudáveis e humanizadas tanto em ações educativas quanto no campo da saúde.

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O papel do arte-educador no contexto hospitalar
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A abordagem relacional na saúde: percepção, empatia e cuidado
Experiência e percepção: o olhar da Arte Despertar
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Sensibilidade no atendimento em saúde
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Simetria, vínculo e poética
Bons encontros e a abordagem integrativa na promoção da saúde
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Cantos de esperança: o encontro com Ana Clara e Lívia (material de arquivo)

Arte-educação e Educação integral

Durante 15 anos, a Arte Despertar mobilizou pessoas e comunidades na vivência de projetos educativos que moldaram profundamente as práticas pedagógicas de instituições locais e qualificaram a experiência educativa de milhares de crianças, adolescentes e jovens.

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Ações educativas: construção coletiva e atenção ao território
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Sujeito integral na perspectiva da Arte Despertar
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Álbum: Histórias e Ritmos de Paraisópolis
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Vínculo, educação e transformação
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Depoimento: reconhecimento da identidade cultural
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De educando a educador: a jornada de Edson Luna (material de arquivo)

Humanização e Saúde integral

Com sólidas contribuições ao logo de seus 25 anos, as ações da Arte Despertar impactaram diretamente a vida de pacientes, familiares e profissionais da saúde. Sistematizadas, suas ações contribuem diretamente para a humanização da saúde e experiência do usuário no sistema.

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Memórias do Plano anual: promovendo cultura nos hospitais
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Banda Coldplay realiza ação em hospital com a Arte Despertar
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Caminhos da Humanização: Maria Helena Sponton na Arte Despertar (material de arquivo)
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Depoimento: atenção integral à criança e cura associada à qualidade de vida
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O atendimento a crianças e o apoio às equipes de saúde
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Arte e esperança: A vitória de Gabriel sobre a leucemia (material de arquivo)
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Globo Repórter: 50 anos Incor e a história de Liliana
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A história de Liliana e seu novo coração (material de arquivo)

A poética da arte

Além de suas ações diretas, a Arte Despertar sistematizou um fazer próprio, que reconhecia a capacidade da arte de impulsionar reflexões profundas das pessoas sobre si próprias, sobre o contexto e sobre os outros. Produzindo saúde em contextos áridos e de embate pela vida, a instituição lançou mão da poética como potência para o deslocamento, para a transformação, para a ressignificação do presente em projeção a futuros abertos, alicerçados na potência de vida de cada um.

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Depoimento: formação de narradores com Stela Barbieri
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Metáfora e subjetividade
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Entre notas e mosaicos: a lembrança de Camila e a Arte Despertar (material de arquivo)
O poder transformador da arte: a fada e o violeiro
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Memórias: o lugar da música nas UTIs
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A humanização em saúde e o lugar da morte

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