Mobilizada pela experiência do atendimento aos usuários na saúde, a Arte Despertar promoveu, desde 2009, processos formativos para trabalhadores da saúde. Focado na promoção de práticas humanizadas a partir da aquisição de competências socioemocionais, o Treinamento para o Desenvolvimento Humano (TDH) se organizou em diferentes formatos ao longo do tempo.
Em entrevista, Rosana Morales, diretora executiva da Arte Despertar de 2013 a 2023, e Marina Rosenfeld, gestora de comunicação e gestora geral da organização entre 2016 e 2023, explicam o processo e método formativo do TDH.
Como apresenta Marina, o TDH se construiu a partir da ação dos colaboradores da Arte Despertar no atendimento direto aos pacientes e seus acompanhantes, reconhecendo que o estabelecimento de vínculos no cuidado em saúde requer que o sujeito atendente reconheça sua identidade, perceba o Outro sem julgamentos, tenha empatia, estabeleça uma comunicação efetiva e solidária e, então, consiga se relacionar na diversidade e em contextos adversos, frequentemente marcados pelo sofrimento.
O conteúdo e a experiência formativa foram replicados também no espaço digital, com a iniciativa Sou Saúde em parceria com a Tamboro – Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas, no curso Cuidar de Quem Cuida e Humanização na Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).

Saiba +
A metodologia do Treinamento para o Desenvolvimento Humano – material sistematizado com os conceitos e discussão teórica do TDH.
Referencial teórico do TDH – sistematização em texto dos conceitos trabalhados pelo TDH.
A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde – texto que resume a abordagem do TDH.