O Treinamento para o Desenvolvimento Humano (TDH), metodologia desenvolvida pela Arte Despertar para formação de profissionais da saúde na aquisição de competências socioemocionais caras à área, tem com base extenso referencial teórico. Sistematizado pela pesquisadora Julia Nader Dietrich, o material serve à compreensão e à qualificação do atendimento humanizado em saúde e na implementação de práticas laborais compassivas.
Tendo como base central a teoria de Tom Hutchinson, diretor de programas em Whole Person Care [Cuidado Integral da Pessoa, em português] da Faculdade de Medicina da Universidade McGill, e uma das principais referências na utilização de iniciativas de Mindfulness em saúde, a Teoria do Desenvolvimento Humano fortalece não apenas o acolhimento dos pacientes, mas a valorização do profissional da saúde, que passa estabelecer relações mais saudáveis com o ambiente laboral e com o cuidado de si e do outro.

Como apresenta a pesquisadora, o TDH tem como foco apoiar os profissionais da saúde a desenvolverem habilidades e atitudes capazes de impactar o cotidiano das instituições, contribuindo para a Humanização da Saúde, especialmente no apoio ao desenvolvimento de práticas e ambientes acolhedores. Consonante com as competências socioemocionais necessárias ao trabalho no Século XXI, o desenho formativo do TDH se apresenta como um caminho para a reflexão da práxis do profissional na área da saúde e como um convite para fortalecer a atuação coletiva e colaborativa das equipes.
Saiba +
A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde – sistematização do conceito e passo a passo do Treinamento do Desenvolvimento Humano.
Treinamento para o Desenvolvimento Humano: processo formativo – em entrevista Rosana Morales e Marina Rosenfeld explicam a estrutura metodológica do TDH.