O projeto Plano Anual: Promovendo Cultura nos Hospitais foi a iniciativa com maior duração da Arte Despertar, realizada entre 2014 e 2023, e que serviu de referência às discussões sobre arte no contexto da saúde e da humanização hospitalar. A partir de intervenções artísticas de narração de histórias e da música, arte-educadores buscavam aliviar o desgaste e muitas vezes a dor presentes no ambiente hospitalar, oferecendo momentos de escape e expressão para pacientes, familiares e profissionais de saúde.
O alcance do projeto se estendeu a diversos hospitais na cidade de São Paulo, consolidando parcerias significativas com instituições como a Santa Casa de São Paulo, ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – HC, InCor – Instituto do Coração do HC, SAMSS – Serviço de Assistência Médica e Social aos Servidores do HC, GRAACC – Instituto de Oncologia Pediátrica, entre outros. As áreas e setores hospitalares abrangidos são vastos, incluindo brinquedotecas, quimioterapia, quartos, cuidados paliativos, geriatria, transplante renal, hemodiálise, UTI, radioterapia, centro de atendimento de intercorrências oncológicas, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica, maternidade, e muito mais.
Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, o projeto adaptou-se e promoveu atendimentos remotos em 2019 e 2020, garantindo a continuidade do impacto positivo.
A importância da arte, em particular da narração de histórias e da música, nesse contexto, não apenas diz de momentos de leveza, mas também desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental, na criação de conexões emocionais e na humanização dos espaços hospitalares. Essas expressões artísticas contribuem para a construção de um ambiente acolhedor, oferecendo alívio e conforto em meio às circunstâncias desafiadoras enfrentadas pelos pacientes e suas famílias.

Saiba +
O atendimento da Arte Despertar em hospitais: documento orientador – utilizado como referência ao longo dos anos para orientar a atuação e promover a reflexão entre a equipe de arte-educadores, a Arte Despertar disponibiliza essa sistematização como contribuição para o campo ainda pouco explorado no Brasil da interseção entre arte e saúde.
Humanização em saúde: a perspectiva da Arte Despertar – depoimentos em vídeo e textos que descrevem a entrada da organização no campo da humanização em saúde. Tendo-a como valor e referendada pelo PNH, a Arte Despertar orienta sua atuação para promover o respeito à integralidade, a capacidade de perceber e compreender o sujeito e seu mundo, dentro do qual desenvolve sua identidade e constrói sua história de vida.