Em entrevista, Maria Angela Rizzi, pedagoga e coordenadora e formadora da Arte Despertar entre 2000 a 2013, relembra as dinâmicas de atendimento com arte-educação em Paraisópolis, no município de São Paulo (SP), bairro onde a Arte Despertar atuou com projetos por mais de dez anos.
Formações em teatro, música, contação de histórias e artes-plásticas eram ofertadas no contraturno escolar durante todo o ano. As vivências e experimentações ocorriam em articulação com o território, inclusive com a realização de apresentações na rua para a população local.
Projetos
Entre os projetos, destaca-se o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein que integra educação, serviço social, esportes, artes, saúde e capacitação profissional desde 1998 e com o qual a Arte Despertar colaborou por mais de dez anos. Essa contribuição efetiva e de longa duração da instituição para a educação e formação cultural de crianças, adolescentes e jovens Paraisópolis, proporcionou oportunidades de contato com experiências culturais enriquecedoras, fomentando para a socialização, valorização pessoal e construção da cidadania. A parceria entre o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis e a Arte Despertar trouxe ainda novas empresas e organizações para atuação direta na comunidade.
O PECP incorporou a metodologia Arte Despertar em suas oficinas, tornando-se um importante catalisador para o desenvolvimento de projetos diversos, incluindo música, teatro, artes plásticas e outras atividades culturais.
Saiba +
Álbum: Histórias e Ritmos de Paraisópolis – Álbum promovido em celebração a uma década de ações formativas em música no bairro de Paraisópolis (São Paulo/SP). Lançado no Museu de Arte Moderna em dezembro de 2006, o álbum reúne 14 faixas produzidas por educandos do projeto.
Formação de educadores com arte: falando sobre educação – material desenvolvido para o projeto Formação de Educadores com Arte, realizado em 2010 pela Arte Despertar em parceria com o Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema (SP).
Arte Despertar em atividades formativas nos centros educacionais – Liana Yuri Shimabukuro, artista visual, atriz e educadora relembra as ações formativas com educadores e atendimento direto às crianças e adolescentes em projetos socioeducativos, de contraturno escolar e em creches e escolas de Paraisópolis, em São Paulo (SP).