Sujeito integral na perspectiva da Arte Despertar

Crianças em atividade formativa de arte-educação promovida pela Arte Despertar. Fonte: Acervo Arte Despertar

Em sua concepção pedagógica e de atendimento socioeducativo, a Arte Despertar defendia que as pessoas são multidimensionais e devem ser compreendidas em sua integralidade. Ou seja, o processo educativo – em diferentes contextos e experiências de atuação – deve levar em conta essa compreensão do sujeito integral; ou seja dos sujeitos em sua totalidade.

Para concretizar essa visão na prática educativa, é essencial que os ambientes de aprendizado proporcionem oportunidades diversificadas de desenvolvimento, tendo a fruição e criatividade convocadas pela experiência artística como uma poderosa ferramenta nesse processo. Nas ações educativas da Arte Despertar, as diferentes linguagens artísticas eram utilizadas na perspectiva de ampliar o repertório dos sujeitos e de convocá-los a criar e desenvolver habilidades, mobilizando corpo e mente de forma integrada.   

Saiba + 
Verbete Desenvolvimento Integral, do Centro de Referências em Educação Integral – texto com resumo sobre o conceito de desenvolvimento integral na educação.
Depoimento: Vinculo, educação e transformação – conjunto de depoimentos de diversos colaboradores da Arte Despertar sobre os caminhos para a construção da proximidade entre arte-educador e educando, e a importância do vínculo no processo de aprendizagem.
Depoimento: O lugar do território na arte-educação – conjunto de depoimentos e texto sobre a atenção e abertura na relação com o território para promoção de ações arte-educativas.
Vídeos sobre desenvolvimento integral do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto – conjunto de vídeos com especialistas discutindo o tema . 

https://www.high-endrolex.com/3