Saúde como foco: a transformação da Arte Despertar em 2013

Regina Vidigal realiza apresentação sobre a Arte Despertar no evento final do processo de aceleração promovido pela Artemísia

O ano de 2013 marcou um ponto crucial na jornada da Arte Despertar, consolidando seu compromisso com a promoção da saúde por meio da arte. Além de alcançar a posição de finalista no Prêmio Empreendedor Social, a instituição passou por uma profunda reflexão sobre seu papel no terceiro setor. Esse período estratégico foi impulsionado pela participação no programa de aceleração da Artemisia, organização referência em Negócios Sociais no Brasil, que orientou o atuação em saúde como foco da instituição.

Aceleração e transformação: o caminho para o impacto social na saúde

Durante cinco meses intensivos de formação, diálogo com mentores e conexão com investidores, a Arte Despertar moldou e refinou seu modelo de negócios. Essa jornada revelou a validação do trabalho da Associação como uma oportunidade única para desenvolver um Negócio Social de alto impacto social na área da saúde. Identificou-se, ainda, que o diferencial da instituição residia justamente na interseção entre arte e saúde, ressaltando as aprendizagens em arte-educação na comunidade como pontos necessários para o amadurecimento institucional.

Reinventando para impactar: o novo capítulo da Arte Despertar na saúde

Essa redefinição estratégica resultou na priorização de projetos centrados na interseção entre arte e saúde, marcando o encerramento gradual das ações formativas em arte-educação em comunidades. Esse processo interno, embora desafiador, fortaleceu a posição da Arte Despertar no cenário da saúde, alinhando-se à necessidade de reinvenção para assegurar sua sustentabilidade financeira.

Desde então, a Arte Despertar desenvolveu suas ações na formação para colaboradores na área da saúde, como Treinamento para o Desenvolvimento Humano (TDH) e os cursos de narração de histórias, incluindo o aprofundamento das bases conceituais dos treinamentos ofertados, e ampliando o escopo dessas iniciativas.

Saiba +
Marcos na trajetória institucional – depoimento em áudio em que Rosana Junqueira Morales, diretora executiva da Arte Despertar de 2013 a 2023, apresenta os momentos que considera cruciais no percurso da instituição.
Referencial teórico do TDH – sistematização em texto dos conceitos trabalhados pelo TDH.
A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde – sistematização do conceito e passo a passo do Treinamento do Desenvolvimento Humano.
Treinamento para o Desenvolvimento Humano: processo formativo – em entrevista Rosana Morales e Marina Rosenfeld explicam a estrutura metodológica do TDH.


https://www.high-endrolex.com/3