Entre 1997 e 2003, a Arte Despertar realizou três eixos complementares de ações: o atendimento com arte em hospitais, a formação de narradores de história e as oficinas de arte-educação, oferecendo ações educacionais com arte a crianças, adolescentes e jovens.
Denominados de oficinas, os ciclos de atividades eram realizados em diferentes formatos e em parceria com creches, escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, abrigos, casas de acolhida e com organizações socioassistenciais, bem como nos Centros da Criança e do Adolescente (CCAs), especialmente em colaboração com as Aldeias Infantis SOS, em Interlagos, e com diferentes instituições de Paraisópolis, ambos na capital paulista.

Nas oficinas, os(as) arte-educadores(as) trabalhavam com a abordagem triangular no ensino de música, artes visuais, narração de histórias e teatro. Nessas interações, o foco não era a formação de artistas, mas sim o desenvolvimento integral dos educandos, entendo a arte como linguagem mobilizadora para a aquisição de um conjunto de conhecimentos e habilidades necessárias à sociedade contemporânea e para a equidade e justiça social.
Saiba +
Como funcionavam as oficinas de arte educação – em entrevista, a coordenadora pedagógica das oficinas arte-educativas relembra as ações desenvolvidas.
Música na comunidade – guia metodológico para desenvolvimento de atividades musicais na comunidade.