Musicoterapia e música terapêutica na Saúde

A musicoterapia e a música terapêutica desempenham papéis significativos na promoção da saúde e no bem-estar emocional dos pacientes, e, indiretamente, às equipes que atuam nos hospitais. A musicoterapia é uma prática profissional que utiliza a música como meio terapêutico para abordar metas específicas de saúde mental, emocional e física. Por meio de atividades musicais, e inclusive escuta ativa, os musicoterapeutas ajudam os indivíduos a expressar emoções, fortalecer habilidades e melhorar a qualidade de vida.

A música terapêutica, muitas vezes aplicada em ambientes de saúde, utiliza a música de forma mais ampla para criar um ambiente terapêutico, reduzir o estresse e melhorar a experiência dos pacientes, muitas vezes fragilizados. A escolha cuidadosa de músicas, ritmos e técnicas contribui para criar uma atmosfera acolhedora e propícia à cura. Ambas – musicoterapia e música terapêutica – são utilizadas na experiência de ampliar e fortalecer o cuidado ao paciente.

Sistematização
Os arte-educadores da Arte Despertar participavam, semanalmente, de reuniões formativas para pesquisa, reflexão e compartilhamento de saberes sobre as práticas pedagógicas e de atendimento. Em alguns dos encontros ocorriam oficinas internas, em que alguns destes colaboradores partilhavam conhecimentos de sua expertise e promoviam debates com o grupo.

Um dos materiais produzidos no bojo de tais atividades é esta breve sistematização, elaborada pelos músicos e arte-educadores André Pereira e Geraldo Orlando, com conceitos relacionados à atuação com música em hospitais via Arte Despertar.

* Salienta-se que a musicoterapia é um campo profissional e conta com cursos de graduação e pós-graduação. No entanto, outro campo de atuação, mais próximo da abordagem da Arte Despertar, é o da música terapêutica. Nesse espaço, a música é utilizada de maneira mais livre, menos vinculada a metodologias específicas, ao contrário do campo profissional da musicoterapia.

Saiba +
A música e o cuidado em saúde – depoimento em vídeo com o arte-educador Geraldo Orlando sobre o trabalho com música em ambientes de cuidado à saúde.
Bibliografia: A música terapêutica como uma tecnologia aplicada ao cuidado e ao ensino de enfermagem – artigo de Leila Brito Bergold e Neide Aparecida Titonelli Alvim, ambas da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ publicado em 2009, na Revista de Enfermagem Escola Anna Nery. O estudo faz uma breve explanação sobre a música terapêutica e a humanização em saúde, e analisa duas pesquisas que investigaram a utilização da música como recurso terapêutico aplicado ao cuidado e ao ensino de enfermagem.
O SUS das Práticas Integrativas: musicoterapia – notícia da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde sobre a Musicoterapia como uma das 19 práticas institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) para o SUS.

https://www.high-endrolex.com/3