Guia de campo: atendimento com arte em hospitais

Ao longo de sua atuação, a Arte Despertar pode sistematizar caminhos concretos para o atendimento com arte em hospitais. Este guia, versão anterior ao documento orientador para atuação em saúde, foi formulado com base na experiência prática do arte-educadores no projeto Multiplicando Arte no InCor, organiza as práticas com as diferentes linguagens trabalhadas pela organização.

São oito capítulos que agregam visões teóricas e práticas sobre as artes visuais, música e narração de histórias.

  1. A interação das linguagens e os recursos que cada uma oferece      
  2.  Narração de histórias
  3. Música
  4. Artes Plásticas: a arte de ver, conhecer e fazer
  5. O trabalho com bonecos no ambiente hospitalar: ponte saudável entre o estresse e o poder aliviador do lúdico
  6. Atendimento de bebês
  7. Benefícios da arte para o público infanto-juvenil
  8. Aspectos emocionais do adoecimento

O guia para atendimento com arte em hospitais conta ainda com um conjunto de repertórios de músicas infantis, parlendas, trava-línguas, quadrinhas populares e histórias, escolhidas por amostragem com base na prática cotidiana no hospital. Por fim, o material apresenta ainda um guia para registro dos procedimentos e atividades realizadas, apoiando a ação-reflexão (práxis) dos educadores.

Criança cria máscara no GRAAC. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Atendimento com arte em hospitais
Como apresenta o guia, a atuação da Arte Despertar, ao integrar diversas linguagens, visava estabelecer pontes e canais de escuta e presença no ambiente hospitalar, apoiando o tratamento e a experiência de pacientes e na integração de profissionais.

Na perspectiva da organização, a presença da arte, educação e cultura no contexto hospitalar transforma a postura passiva dos pacientes e, por vezes, de seus acompanhantes, permitindo que se tornem protagonistas da ação ao estimular a produção artística e a percepção de potenciais além da doença. A inserção de profissionais como artistas plásticos, músicos e contadores de histórias amplia a função social da arte, contribuindo para a transformação positiva dos espaços e das pessoas. Esse movimento não apenas acolhe a todos, mas também envolve a equipe de saúde, rompendo com a frieza do ambiente hospitalar e criando uma atmosfera de respeito, cuidado, diálogo e redução da tensão.

Saiba +

O atendimento da Arte Despertar em hospitais: documento orientador – material que reúne conceitos, abordagens e achados sobre o atendimento com arte a pacientes, familiares e profissionais em hospitais.
Humanização em saúde: a perspectiva da Arte Despertar – texto que sistematiza a visão e as contribuições da Arte Despertar sobre o campo.

https://www.high-endrolex.com/3