A Arte Despertar tinha como premissa garantir que seus colaboradores encontrassem na instituição um espaço aberto à ação-reflexão (práxis) e à liberdade criativa. Por isso, a formação dos arte-educadores que atuavam em hospitais e em projetos comunitários era sempre realizada de forma coletiva, em espaços de troca e construção conjunta de conhecimento.
Adriana Aragão, fundadora do Ilú Obá de Min, música e arte-educadora da Arte Despertar que também atuou nos hospitais, agradece: “Se eu sou a educadora que sou hoje é porque tive uma escola de 22 anos dentro da Arte Despertar. Junto com toda a equipe, eu pude aprender e ensinar”.
Para Christina Rizzi, docente da ECA/USP e referência em arte-educação no país, e que também foi membro do Conselho e associada da instituição, na Arte Despertar sempre ocorreu uma espécie de formação de dupla mão: a dos beneficiários e a dos artistas e educadores. “Era um centro de estudos, um centro de realizações arte-educativas e um centro de difusão da arte-educação”, relembra. Colaboradora na formulação da proposta pedagógica da AD, Christina acompanhou de perto, durante alguns anos, o cotidiano formativo doa equipe técnica.
Maria Ângela Rizzi, coordenadora e pedagoga da ação em comunidades de 2000 a 2013, relembra que as reuniões de equipe serviam como espaço de pesquisa e troca de saberes1. “Eu nunca vi, nos meus 30 anos de carreira na área social, uma organização que desse um apoio metodológico e de desenvolvimento pra sua equipe como a Arte Despertar deu todos esses anos”, complementa Rosana Junqueira Morales, Diretora Executiva da organização de 2013 a 2023.
Formadores convidados
Além do espaço de troca entre equipes, formadores externos, especialistas nas linguagens trabalhadas e em psicologia, pedagogia e psicopedagogia participavam com frequência das atividades com os colaboradores. Entre eles, nomes renomados como, por exemplo, a multi-artista Stela Barbieri, que apoiava as formações em artes plásticas, contação de histórias e arte-educação, Lígia Cortez, atriz nas atividades de teatro.
Saiba +
Ação-reflexão (práxis) – texto que apresenta o conceito, originalmente presente na obra de Paulo Freire e particularmente caro à abordagem da arte-educação.
Dar forma a um sonho: o início da Arte Despertar – coletânea em vídeo de depoimentos sobre o início da organização, ressaltando o aspecto da formação dos envolvidos como pilar estruturante das ações.
- Posteriormente, o momento específico das linguagens artísticas mencionado por Ângela foi substituído pelos encontros colegiados para pesquisa e troca entre a equipe técnica. ↩︎