Farol das Ilhas: produção poética sobre encontros com beneficiários

Capa da publicação Farol das Ilhas (2019), editado pela Arte Despertar, de autoria de Sandra Lessa.

Farol das Ilhas é um livro que nasceu dos encontros entre os artistas e arte-educadores Sandra Lessa e Geraldo Orlando Filho com pacientes do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICHC-FMUSP).

Atuando nas áreas de Endocrinologia, Transplante Renal, Geriatria e Hemodiálise, Sandra e Geraldo buscam – como o próprio nome indica – navegar pelas histórias humanas nos corredores hospitalares, indo além da superfície de pacientes e doenças para descobrir suas histórias de vida e experiências singulares. O livro traduz literariamente os depoimentos dos beneficiários da Arte Despertar, proporcionando uma visão sensível e poética das narrativas compartilhadas durante esses encontros. Com prosa, melodia, letra e poesia, a obra destaca o poder transformador da arte no contexto hospitalar, enfatizando a importância de reconectar as pessoas com seu próprio legado, cultivar momentos de fruição e fortalecer laços humanos em meio aos desafios impostos à saúde.

Escrito por Sandra e publicado em 2019 pela Arte Despertar com o apoio de um conjunto de parceiros e via Lei de Incentivo à Cultura, Farol das Ilhas é também uma espécie de testemunho da missão da Arte Despertar e das muitas vidas impactadas pelo fazer da instituição.

Lançamento do livro Farol das Ilhas. Fonte: Arte Despertar e A Casa Tombada.

Saiba +
Depoimento: a vida…o que ela quer da gente é coragem – vídeo em que Regina Guarita relembra de forma sensível e emocionada a trajetória e a importância da Arte Despertar.
Bons encontros e a abordagem integrativa na promoção da saúde – texto que apresenta o conceito de bons encontros e sua relação nas ações da Arte Despertar.

https://www.high-endrolex.com/3