Liana Yuri Shimabukuro, artista visual, atriz e educadora relembra a atuação da Arte Despertar em centros educacionais, tanto em ações formativas com educadores quanto no atendimento direto a crianças e adolescentes em projetos socioeducativos, de contraturno escolar e em creches e escolas de Paraisópolis, em São Paulo (SP).
Entre as discussões, Liana reflete sobre o papel da Arte Despertar na construção de comunidades educativas (ou comunidades de aprendizagem) por meio da arte-educação. Em seu depoimento, a educadora ressalta também a concepção de infância da organização, pautada no reconhecimento e valorização da autonomia e singularidade da criança.
Atendimento socioeducativo
Organizações como a Arte Despertar desempenham um papel importante no atendimento socioeducativo de crianças em diferentes tipos de centros educacionais, na promoção de oportunidades e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o seu pleno desenvolvimento. Em muitas comunidades ao redor do mundo, especialmente em contextos desfavorecidos, as organizações de interesse público (OSCIPs) e organizações não-governamentais se tornam agentes catalisadores de mudanças positivas, preenchendo lacunas deixadas por limitações estruturais dos Estados.
De maneira geral, as ONGs têm maior capacidade de adequar suas intervenções às necessidades específicas de cada contexto, e, em alguns casos, maior trânsito e capacidade de incidência pelos direitos das crianças, garantindo que sejam ouvidas e respeitadas. Como apresenta Liana, a Arte Despertar, por exemplo, buscava viabilizar um ambiente seguro e inclusivo, para que tanto os educandos quanto educadores pudessem expressar suas opiniões, aprender habilidades sociais e desenvolver uma base sólida para uma cidadania ativa.
Saiba +
Comunidade de Aprendizagem – verbete do Glossário do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado)
Projeto: Formação de educadores com arte – projeto desenvolvido em 2010 pela Arte Despertar com educadores das creches do Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema (SP) com o intuito de apoiar a qualificação da formação artística de educadores das creches sob gestão da instituição.
Programa Einstein na Comunidade – programa de formação em arte-educação realizado por mais de dez anos pela Associação Arte Despertar em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein no bairro paulistano de Paraisópolis.