“Uma questão é você aprender a olhar e olhar de outras maneiras; e aí sim você também modifica questões internas”. A frase da educadora Liana Yuri Shimabukuro, educadora, artista plástica e atriz, que atuou na Arte Despertar entre 2010 e 2013 resume a importância da arte como ponte para o autoconhecimento. Em entrevista, Liana e Regina Guarita, fundadora da organização, refletem sobre o papel da arte – e mais especificamente sobre as artes plásticas na educação de crianças, adolescentes e jovens e na vida de sujeitos hospitalizados.
Nos relatos, discutam semelhanças entre o que o fazer artístico mobiliza em escolas e espaços socioeducativos e nos contextos hospitalares e as particularidades de cada tipo de atendimento.
Saiba +
Criação e apreciação estética como motrizes para o autoconhecimento: em depoimento, Maria Christina Rizzi reflete sobre a relação entre arte, estética e compreensão de si próprio.
O atendimento da Arte Despertar em hospitais – documento orientador: material que reúne conceitos, abordagens e achados sobre o atendimento com arte a pacientes, familiares e profissionais em hospitais.
Aproximações à abordagem triangular do ensino da arte: entrevista com a Dra. Maria Christina Rizzi, professora aposentada da Escola de Comunicação e Artes da USP, sobre a abordagem triangular no ensino das artes, sistematizada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa.
Práticas de artes visuais: texto-resumo sobre a compreensão da Arte Despertar sobre a linguagem das artes plásticas.