A comunicação é uma competência socioemocional chave para um diálogo construtivo na saúde e tranquilizador. Essa comunicação deve ser adequada ao contexto, pertinente e efetiva contribuindo para uma relação mais próxima e colaborativa entre profissional e paciente.
Aspectos relativos a habilidades pessoais e desdobramentos relacionais que se conectam aos processos de comunicação são explorados por Marina Rosenfeld, gestora de comunicação da Arte Despertar (20016-2017) e gestora geral (2018 – 2023). De maneira concisa e acessível, Marina apresenta a concepção da Arte Despertar sobre a mobilização desses elementos nos atendimentos com arte em hospitais e nas ações formativas realizadas com profissionais de saúde.
Parceira da Arte Despertar por mais de uma década, Dra. Vera Bonato, assistente de direção do Incor/HCFMUSP, reconhece que na “ação do Arte a comunicação (…) é uma coluna central”. Como gestora hospitalar, Vera compreende que trabalhar tais aspectos transformam o entendimento do colaborador sobre seu trabalho, conduzindo-o a uma abordagem mais pertinente ao cuidado integral.
Saiba +
Competências socioemocionais – componente importante para o desenvolvimento integral dos indivíduos, as competências sócio emocionais vão além da dimensão cognitiva.
A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde – material sistematizado com os conceitos e discussão teórica do Treinamento para o Desenvolvimento Humano.