As múltiplas ações da Arte Despertar com a arte de narrar histórias

A narração de histórias, na perspectiva da Arte Despertar, emerge como uma linguagem capaz de transcender distâncias, superar barreiras e enfrentar situações de sofrimento para acessar, acolher e valorizar a diversidade e a experiência humana.

Essa linguagem artística da narração de histórias vai além das palavras ou da oralidade em si; é uma expressão que se manifesta através da sonoridade das narrativas, das cores emocionais e das texturas imaginárias. A narração de histórias é um veículo para a comunicação não apenas de fatos ocorridos ou causos, mas de emoções, valores e sentidos.

Arte-educação

Ao relacionar a narração de histórias com o processo de arte-educação na abordagem triangular do ensino das artes, reconhece-se a prática como integrante do tríplice diálogo entre o fazer artístico, a apreciação estética e a compreensão teórica. A narração, como linguagem artística, incentiva a expressão criativa, estimula a apreciação sensível e proporciona reflexão crítica, enriquecendo o processo educativo.

Crianças participam de roda de narração de histórias em Paraisópolis
Crianças participam de roda de narração de histórias em Paraisópolis. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Na Arte Despertar, a narração de histórias sempre esteve presente nas ações do território, sendo reconhecida institucionalmente como ferramenta importante para ampliar o repertório crítico e emocional dos educandos, na perspectiva de seu desenvolvimento integral.

Atendimento em saúde

Da mesma maneira, a Arte Despertar explorou a linguagem da narração de histórias em contextos de saúde, assumindo um papel significativo no atendimento hospitalar. Narradores(as) habilidosos(as) se tornaram agentes de alívio e conforto, valendo-se de histórias como ferramenta para o fortalecimento de vínculos, acolhimento, e na perspectiva de alguns estudiosos, como recurso terapêutico.

Por meio da narrativa, a Arte Despertar entende que é possível criar um ambiente acolhedor, estabelecer vínculos emocionais e oferecer um respiro na experiência hospitalar – frequentemente permeada por sofrimentos -, possibilitando aos pacientes momentos de ressignificação da doença e valorização da memória, das lembranças e da potência de vida de todos os sujeitos.

Arte-educadora e música transformam o ambiente do hospital
Arte-educadora e musicista transformam o ambiente do hospital. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Da mesma forma, seus acompanhantes e cuidadores – profissionais em atuação direta no cotidiano hospitalar – recebem a oportunidade de se aproximar da história, também respirar e até, muitas vezes, de se (re)vincular ao próprio paciente e ao ambiente em que se encontram.

Curso de narração de histórias

Por isso, a Arte Despertar também atuou na formação em narração de histórias para profissionais de saúde e educação. Na perspectiva da organização, capacitar esses profissionais na arte de contar histórias não apenas enriquecia suas habilidades comunicativas, mas também os dotava de ferramentas alternativas para lidar com situações delicadas e muitas vezes extenuantes para todos os envolvidos. Essa formação ia muito além do desenvolvimento técnico de manipulação da linguagem artística e dizia da sensibilidade para reconhecer as nuances emocionais das histórias e adaptá-las de maneira eficaz a diferentes contextos e públicos.

No contexto da humanização, eram objetivos do curso viabilizar aos profissionais da saúde:

  • Perceber a relevância das histórias como ferramenta nos dias de hoje para aprofundar as relações pessoais e interpessoais, perceber recursos individuais e facilitar as diversas situações da vida;
  • Perceber como as histórias da tradição oral são contemporâneas, e como o seu conteúdo simbólico nos oferece uma perspectiva ampliada e integradora do ser humano e do mundo de hoje;
  • Trabalhar com as histórias tradicionais e as diversas linguagens artísticas no sentido de perceber e apropriar-se de suas competências e habilidades;
  • Criar instrumentos mediadores que permitam utilizar os contos como recurso em sua prática profissional;
  • Adquirir conteúdos literários e vivenciar exercícios que possibilitem o desenvolvimento da habilidade da narração de histórias.
Profissional da saúde faz exercício no curso de narração de histórias
Profissional da saúde faz exercício no curso de narração de histórias. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Além das edições com trabalhadores da educação formal e informal, como as ocorridas em Paraisópolis, bairro na cidade de São Paulo (SP), ou em Holambra, no interior do estado, foram feitas edições livres, abertas a qualquer pessoa interessada na arte da narração de histórias, valorizando a linguagem universal das histórias.

Saiba +
Curso de narração de histórias: conexões entre as pessoas – depoimentos em vídeo destacam os resultados positivos do curso, tanto no aprimoramento de habilidades de comunicação dos participantes quando na humanização do cuidado, especialmente quando envolve profissionais de saúde.
Sistematização: cursos de narração de histórias na Arte Despertar – material que congrega conceitos-base e a estrutura dos cursos de narração desenvolvidos pela instituição.
Instrumentos e materiais de apoio à narração de histórias – texto que conceitua o papel dos recursos complementares nessa linguagem.
Entrevista: Proposta formativa dos Cursos de narração de histórias – apresenta a estrutura pedagógica dos cursos.

https://www.high-endrolex.com/3