A música na Arte Despertar, como linguagem artística, transcende barreiras e oferece uma forma única de expressão capaz de mobilizar diferentes sensações e gerar profundas emoções. Por isso, nas ações formativas por meio da arte-educação, a educação musical desempenha um papel vital no desenvolvimento integral dos indivíduos. Para além do aspecto técnico e teórico, a educação musical valoriza a criatividade, a sensibilidade auditiva, a expressão pessoal e a ampliação do repertório dos educandos.
Os músicos e musicistas que trabalham com arte-educação, não apenas facilitam o aprendizado de instrumentos e teoria musical, mas também incentivam os alunos a descobrirem seu potencial expressivo individual. Como ponto também fundamental, os(as) arte-educadores, na Arte Despertar, investigavam diferentes ritmos, culturas e manifestações, valorizando, e quando pertinente, integrando a cultura erudita às diferentes culturas populares.
O mesmo se repetia nos hospitais, quando os músicos e musicistas em diálogo com contadores(as) de história mobilizavam vasto repertório para estabelecer vínculo com os presentes. No âmbito hospitalar, a música acabava assumindo também uma dimensão terapêutica. A atuação deles(as) não apenas oferecia alívio emocional aos pacientes, mas também contribuía diretamente com a criação de ambientes mais humanizados e propícios à adesão ao tratamento e à cura. Comprovadamente, a música desempenha um papel fundamental na redução do estresse e da ansiedade, podendo ser incorporada em intervenções terapêuticas específicas para auxiliar na recuperação de diversas condições de saúde.
Ao integrar a música nos contextos educacionais e terapêuticos, a Arte Despertar identificou o potencial transformador da linguagem – entendendo como ela cultiva a sensibilidade, a empatia e a capacidade de comunicação emocional, assumindo papel importante na promoção do bem-estar e no enriquecimento da experiência humana. Nos hospitais, a música não é apenas uma distração agradável, mas uma ferramenta eficaz que transcende o aspecto clínico, oferecendo conforto e estabelecendo um canal de expressão para pacientes em diferentes fases de tratamento, bem como para seus acompanhantes e os profissionais que lá trabalham.
Saiba +
Musicoterapia na saúde: breve sistematização sobre conceitos basilares da musicoterapia, que fundamentavam a atuação com música terapêutica em hospitais.
Música na comunidade: caderno formativo que explica as ações desenvolvidas com música pela Arte Despertar em atendimento direto às crianças e aos adolescentes e jovens.
Arte e sujeito integral: texto-conceito sobre a concepção de arte e sua relação com a integralidade dos sujeitos.