Entre as diferentes linguagens trabalhadas pela Arte Despertar, a linguagem dos quadrinhos, ou HQs, foi trabalhada em projetos de atuação no território e em hospitais, investigando a junção do desenho, e das artes visuais com a palavra oral e literatura.
Na arte-educação, entende-se que os quadrinhos têm uma forma única de expressão visual e narrativa, combinando elementos visuais e textuais para contar histórias, e proporcionando uma experiência rica em imaginação e criatividade tanto para quem os acessa quanto para quem os produz. Sua importância na arte-educação, portanto, reside justamente na capacidade de envolver os educandos em uma linguagem acessível e dinâmica, que permite a exploração de narrativas, simbolismos e estruturas visuais de maneira combinada.
Ao incorporar as HQs na arte-educação, o objetivo não é formar quadrinistas, escritores ou artistas visuais, mas sim ampliar o repertório e vocabulário artísticos dos alunos. A linguagem das HQs oferece uma oportunidade única para desenvolver habilidades de leitura visual, interpretação e expressão criativa. Ela estimula a imaginação, promove a compreensão da narrativa visual e amplia as possibilidades de comunicação.
Na Arte Despertar, as HQs tornaram-se uma ferramenta para enriquecer o processo educativo, expandindo os horizontes dos educandos e atendidos e também proporcionando uma abordagem lúdica em contextos difíceis como o dos hospitais.