A linguagem do teatro na Arte Despertar

A linguagem do teatro associada a uma proposta educativa de artes é uma ferramenta interessante para apoiar o pleno desenvolvimento dos estudantes. Seguindo as premissas da Abordagem Triangular no Ensino de Artes, a Arte Despertar integrou a linguagem do teatro em suas atividades em projetos socioeducativos, de contraturno escolar e em ações educativas nos hospitais. O foco, em todos os casos, era estimular a criatividade dos educandos, fornecendo um espaço seguro para que eles pudessem explorar e expressar suas ideias e sentimentos.

Na perspectiva da Arte Despertar, a linguagem teatral ía muito além da apresentação de peças; ela permitia que os alunos desenvolvessem autonomia ao conceberem, interpretarem e apresentarem suas próprias performances, promovendo, assim, a construção de sua identidade artística, unidade como grupo e refletissem sobre tanto sobre seus sonhos e projetos futuros quanto reflexões sobre o presente.

No contexto da Abordagem Triangular, a linguagem do teatro não apenas amplia o repertório artístico, mas também contribui para o sentimento de pertencimento e colaboração. O trabalho conjunto em produções teatrais fomenta o espírito de grupo, incentivando a cooperação e a valorização das contribuições individuais para um objetivo comum. Essa interação promove um ambiente de aprendizado que vai além da espaço educativo, desenvolvendo relações interpessoais sólidas e proporcionando aos educandos uma sensação de pertencimento a uma comunidade.

Atividade de expressão corporal na Aldeias SOS em 1997. Fonte: Acervo Arte Despertar.

A ludicidade inerente à linguagem teatral adiciona uma dimensão envolvente ao processo educativo, transformando o aprendizado em uma experiência dinâmica e prazerosa. O teatro oferece um terreno fértil para a experimentação, o jogo de papéis e a descoberta, elementos que são essenciais para o desenvolvimento integral dos educandos. Assim, ao adotar a linguagem do teatro, a Arte Despertar não apenas ampliou as possibilidades de expressão artística dos educandos, mas também cultivou ambienets educacionais que nutriam a criatividade, a autonomia e o senso de pertencimento, enriquecendo a formação integral dos educandos.

Como relembra Lígia Cortez, importante atriz e educadora, que também atuou como formadora da instituição, em depoimento do livro Arte Despertar: primeira década, “a arte é de formação do indivíduo. Isso pode ser benéfico, pode aliviar e ser positivo à medida que outros ouvem, é uma forma de comunicação metafórica. E isso é muito importante para darmos vazão a monstros, medos, dificuldades, através dessa forma de arte.”

Projetos

Variados projetos da Arte Despertar trabalharam com a linguagem teatral, muitas vezes integrado às oficinas de narração de histórias e artes plásticas.

Exemplo de peça de encerramento de ano com crianças e jovens participantes de oficinas de teatro em Paraisópolis. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Saiba +
Música na comunidade – caderno formativo que explica as ações desenvolvidas com música pela Arte Despertar em atendimento direto às crianças e aos adolescentes e jovens.
Arte e sujeito integral – texto-conceito sobre a concepção de arte e sua relação com a integralidade dos sujeitos.

https://www.high-endrolex.com/3