O que fazer quando acontece o inevitável? Formados para tratar das enfermidades, nenhum dos profissionais de saúde aprende na formação inicial nada sobre morte, por mais o fim seja a única certeza para todos. Com a emergência do campo dos Cuidados Paliativos, a atenção para tais questões tem, paulatinamente, ganhado espaço nos debates sobre humanização. Há um longo caminho a ser percorrido no preparo dos profissionais, porém a sensibilização a este tema tem crescido sensivelmente.
Este vídeo apresenta uma das situações em que a Arte Despertar ofereceu suporte à equipe hospitalar no acolhimento a uma família que acompanhava os últimos momentos de um ente querido. Nesse depoimento, a arte-educadora Kelly Jardim narra a primeira, de diversas situações como esta. O respeito ao luto, e a oferta de elementos simbólicos que auxiliem as pessoas a elaborar uma das maiores dificuldades do viver: o encontro com a morte.
Saiba +
Humanização em saúde – palestra em vídeo da Dra. Ana Claudia Arantes, referência em Cuidados Paliativos no Brasil, em que disserta sobre as dificuldades dos profissionais de saúde em lidar com a morte e com o luto e a importância desse tema na humanização do cuidado.