A Arte Despertar, comprometida com transformações individuais dos educandos e coletivas – dos territórios, promovia uma articulação eficaz entre comunidade, educadores e coordenação para definir os rumos a serem tomados. Segundo Christina Rizzi, docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e membro do Conselho nos primeiros anos da instituição, esse processo de construção conjunta conferia singular qualidade ao trabalho, fomentando parcerias com os arte-educadores, que encontravam espaço para inovação.
Regina Guarita, fundadora da Arte Despertar, destaca o impacto dessa abordagem em sua trajetória: “Aquilo tudo ia me traçando também, me dando bagagem para continuar”. Ela enfatiza o espírito de ousadia compartilhado com aqueles que persistiam no projeto, destacando o contínuo processo de reflexão e diálogo que moldou a história da Arte Despertar.
Adriana Aragão, educadora da instituição, complementa a discussão destacando a importância de identificar as necessidades, elaborar projetos em colaboração com a pedagogia e contar com o apoio da instituição: “Quando você tem o respaldo da instituição em que trabalha, o projeto cresce. Não é apenas oferecer oportunidade, é observar a evolução dessas crianças e jovens em suas vidas”.
Saiba +
Formação de educadores com arte: falando sobre educação – material desenvolvido para o projeto Formação de Educadores com Arte, realizado em 2010 pela Arte Despertar em parceria com o Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema (SP).
Arte Despertar em atividades formativas nos centros educacionais – Liana Yuri Shimabukuro, artista visual, atriz e educadora relembra as ações formativas com educadores e atendimento direto às crianças e adolescentes em projetos socioeducativos, de contraturno escolar e em creches e escolas de Paraisópolis, em São Paulo (SP).
Como funcionavam as oficinas de arte educação – em entrevista, a coordenadora pedagógica das oficinas arte-educativas relembra as ações desenvolvidas.