“O olhar é fundamental”. Para Adriana Aragão, arte-educadora na instituição por 22 anos, compreender as crianças, jovens, e adultos envolvidos em ações educativas é condição necessária para um trabalho de qualidade. Para ela, esse olhar atento deve ir além de aspectos superficiais, a fim de identificar os conhecimentos e ferramentas que o educador dispõe para estabelecer o vínculo na educação de crianças e jovens. Ou seja, aquilo que cada educador(a) pode oferecer para que os educandos possam se desenvolver e ir além das limitações impostas pelas condições socioeconômicas em que se encontram.
Em diálogo com Adriana, Angela Rizzi, pedagoga e coordenadora do trabalho dos arte-educadores em comunidades por mais de uma década, fala sobre o que constitui a experiência educativa, e discorre sobre os elementos fundamentais para que ocorra o processo necessariamente dialógico de ensino e aprendizagem. “O vínculo é uma condição do aprendizado. Você pode aprender pelo amor, ou pelo ódio, nunca pela indiferença”, complementa.
Com as ações educativas da Arte Despertar, crianças e jovens atendidos puderam acessar novos espaços foram acessados e, em muitos casos, trajetórias individuais e coletivas foram transformadas. “Por isso que eu acredito nos projetos, não nesses projetos sensacionalistas, mas nos projetos que levam possibilidades”, conclui Adriana.
Saiba +
Depoimento: reconhecimento da identidade cultural – depoimento de Ana Marta Oliveira do Nascimento, mencionada no vídeo por Adriana Aragão, sobre a importância das experiências vividas em ações formativas da Arte Despertar.
De educando a educador: a jornada de Edson Luna (material de arquivo) – Arte-educador da AD em projetos nas comunidades e ações nos hospitais, Edson foi, antes, educando de oficinas de música em Paraisópolis. Os primeiros capítulos dessa história estão registrados nesse depoimento.
Experiência como valor: abordagem da Arte Despertar – nota conceitual sobre o olhar da Arte Despertar sobre o tema da “experiência” tendo como referência os teóricos Walter Benjamin e Jorge Larossa Bondia.