Face à emergência apresentada pela pandemia de Covid-19 no ano de 2020, o projeto Promovendo Cultura nos Hospitais, que tradicionalmente levava narração de histórias e música a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde em sete hospitais da capital paulista, teve que se adaptar às necessidades do período. Para atender às medidas de segurança, a Arte Despertar criou o Movimento Acolher, uma iniciativa inovadora que utilizou vídeos e aúdios para narrar histórias e apresentar músicas, oferecendo uma alternativa valiosa para continuar suas ações de forma não-presencial.
Entre 3 de fevereiro e 13 de março daquele ano, o projeto já havia impactado mais de 4 mil pessoas, atendendo 2130 pacientes, 1092 acompanhantes e 966 profissionais de saúde de forma presencial, mas a mudança estratégica permitiu que a instituição mantivesse seu compromisso de proporcionar alívio emocional e cultural mesmo durante os momentos mais difíceis da pandemia. E, claro, com os dispositivos disponíveis online, o número de impactados ultrapassou os hospitais, atingindo mais de 400 mil pessoas por meio de plataformas como Facebook, Instagram e Youtube.
No primeiro ciclo do Movimento Acolher, foram produzidos mais de 28 vídeos e podcasts, proporcionando momentos de conforto e entretenimento para aqueles que enfrentavam a difícil realidade da pandemia. Financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Promovendo Cultura nos Hospitais contou com o patrocínio de diversas empresas, que foram importantes em apoiar a guinada das ações e adequações da proposta.
Atenção às necessidades concretas
O Movimento Acolher não se limitou apenas a ser uma adaptação temporária; ele se tornou uma resposta significativa às necessidades emergentes de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Com a divulgação nos hospitais atendidos pelo projeto, como o Grupo de Apoio e Assistência à Criança com Câncer (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Municipal Tide Setúbal, Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, entre outros, o Movimento Acolher foi uma iniciativa importante também para fortalecer a rede de atenção e a importância dos sistemas de saúde no acolhimento da população.
Além disso, a parceria estratégica com organizações como a Associação dos Investidores Sociais do Brasil, atigo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas(GIFE) e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) – com inclusão do projeto no “Guia de Iniciativas Covid 19 – Para ajudar e ser ajudado” – reforçou os objetivos do projeto em proporcionar suporte e cultura, mesmo em tempos de crise.
As ações online foram iniciadas em 2020, e seguiram conforme as orientações de distanciamento social dos órgãos competentes e normativa de cada parceiro.
Saiba +
Movimento Acolher em 2021– vídeo institucional de 2021 e acompanhe a ampliação do Movimento no ano seguinte, em que foram expandidas as ações em saúde, e contempladas instituições culturais e educacionais.
Movimento Acolher: audiovisual – playlist com os vídeos e áudios das histórias narradas.
Reportagem: Pandemia reforça importância do cuidado com a saúde emocional do profissional da saúde: reportagem publicada no Portal Hospitais Brasil sobre a emergência da pandemia de Covid-19 e a manutenção da atuação da Arte Despertar pelo Movimento Acolher.