Foram vários os formatos do Curso de Narração de Histórias ao longo dos anos, sempre tendo como foco a missão da organização. Desde quando a Arte Despertar iniciou as formações de contadores de histórias, há mais de dez anos, a instituição buscou investigar como a linguagem poderia contribuir para relações mais empáticas, compassivas e solidárias entre as pessoas.
Entre as propostas, foram realizados atendimentos diretos a professores e educadores, profissionais da saúde e edições abertas ao público geral, cada qual com diferentes formatos, duração e estrutura de atividades.
“Para nossa super grata surpresa, a primeira turma abriu inscrições e já tínhamos mais de 300 pessoas inscritas”, relembra Rosana Morales, consultora e diretora executiva da Arte Despertar entre 2013 e 2023. Para ela, as diferentes configurações do curso de narração de histórias, realizado há mais de dez anos pela Associação Arte Despertar, permitiram à instituição a investigação e sistematização de diferentes formas de envolver pessoas com a linguagem de contar histórias.
Saiba +
Entrevista: Proposta formativa dos Cursos de narração de histórias – entrevista com a arte-educadora Kelly Jardim sobre os objetivos e estrutura da formação de contadores de história na Arte Despertar.
Curso de narração de histórias: conexões entre as pessoas – depoimentos em vídeo destacam os resultados positivos do curso, tanto no aprimoramento de habilidades de comunicação dos participantes quando na humanização do cuidado, especialmente quando envolve profissionais de saúde.