Como criador de pontes, nas palavras da narradora de histórias Kelly Jardim, o papel do arte-educador no contexto hospitalar é o de construir caminhos entre as pessoas e a riqueza do viver, aproximando-a de seu próprio legado, e tendo como apoio a própria simbologia da arte. Uma espécie de “costureiro das relações”, o arte-educador se aproxima com a intenção de que as pessoas sejam estimuladas a perceber a riqueza do mundo que as cerca, pelas relações que as constituem, por suas próprias memórias e sonhos para que, quando fortalecidas, possam apoiar a construção de novos futuros.
“A gente entra num hospital, tem um prédio gigante, milhões de leitos, muitas pessoas. Mas pra cada uma que a gente encontrou, eu tenho a certeza, e tive essas respostas, de que fez a diferença. De que algo significativo ficou guardado dentro daquela pessoa”. É o que afirma o músico e musicoterapeuta, Geraldo Orlando, relembrando uma história que ouviu durante um atendimento da Arte Despertar e que simboliza o que, para ele, é o trabalho com arte no campo da saúde.
Kelly Jardim e Geraldo Orlando, arte-educadores da Arte Despertar e que atuaram no atendimento em hospitais por mais de uma década, discutem que o papel do o arte-educador no contexto hospitalar, muitas vezes, transcende as limitações clínicas tradicionais. Ao atuar como intermediário entre a arte e os pacientes, o arte-educador utiliza técnicas e repertório para adaptar práticas artísticas de forma sensível às necessidades e condições de saúde dos indivíduos hospitalizados e de seus acompanhantes, sejam eles profissionais ou não.
Os arte-educadores podem lançar mão de elementos lúdicos e criativos, como também promover estratégias para engajar os presentes, estimulando uma abordagem holística para o bem-estar de cada sujeito, reconhecido em sua individualidade e integralidade.
Saiba +
Respeito à alteridade e sensibilidade na arte como produção de cuidado – depoimento em que arte-educadores refletem sobre a necessidade da escuta e da abertura à diversidade no trabalho em hospitais.
O atendimento com arte em hospitais: guia orientador – sistematização teórica e prática para atuação com arte em hospitais, seguindo a metodologia da Arte Despertar.