O lançamento do álbum “Histórias e Ritmos de Paraisópolis” pela Arte Despertar marcou um momento de celebração e reconhecimento do trabalho realizado na comunidade. O evento, que ocorreu em 18 de dezembro de 2006 no Auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), foi o ponto culminante de um projeto que envolveu oficinas de música com um grupo de mais de 50 crianças, adolescentes e jovens de Paraisópolis, bairro da cidade de São Paulo.
Patrocinado pela Deloitte e viabilizado em diálogo com o programa Einstein na Comunidade, via Lei Rouanet, o projeto abrangeu uma extensa pesquisa e resgate de conteúdos trabalhados ao longo dos últimos cinco anos com o grupo. Os participantes não apenas se envolveram na criação musical, mas também foram introduzidos a técnicas de gravação, acústica, teorias musicais e práticas instrumentais. O resultado foi um CD com 14 faixas que abrangem uma variedade de ritmos, desde baião e batuque de umbigada até reisado do Ceará, maracatu e funk, proporcionando um retrato vibrante da diversidade cultural brasileira e presente nas ações do projeto.

Além de representar um marco na vida dos participantes, o CD foi distribuído gratuitamente, contribuindo também para a disseminação da produção artística da comunidade.
Vídeo resumo do projeto:
Faixa do álbum lançado, de autoria dos educandos do projeto: