Programa Einstein na Comunidade

“Acredito que a criança consiga se desenvolver por meio da arte, ou seja, ela consegue crescer e ser uma pessoa inteira, caso tenha a possibilidade de se expressar, de mostrar o que pensa e o que acha da vida. Desde o início, tem sido uma relação muito boa, por isso acredito que cresci junto com a Arte Despertar.” Telma Sobolh, Presidente do Depto. de Voluntários do Hospital Albert Einstein.

O Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) é uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein que integra educação, serviço social, esportes, artes, saúde e capacitação profissional desde 1998. Localizado no bairro paulistano de Paraisópolis, que ainda enfrenta desafios de infraestrutura, habitação e na oferta de serviços públicos, o PECP tem como missão promover a justiça social nessas comunidades por meio de ações socialmente responsáveis e fundamentadas em princípios éticos e de cidadania.

Ao longo de sua existência, atuaram no PECP uma equipe multidisciplinar do Einstein e do Voluntariado Einstein, bem como diferentes organizações parceiras, tanto no financiamento quanto na execução direta de atividades. Uma das parcerias mais significativas que contribuíram para o desenvolvimento dessa comunidade foi estabelecida com a Arte Despertar.

Essa colaboração, que começou ainda em 1998 com oficinas e bate-papos, evoluiu ao longo dos anos, envolvendo psicologia, pedagogia e a formação de educadores locais. O PECP incorporou a metodologia Arte Despertar em suas oficinas, tornando-se um importante catalisador para o desenvolvimento de projetos diversos, incluindo música, teatro, artes plásticas e outras atividades culturais.

O projeto de música da Arte Despertar, que perdurou mais de 10 anos, é apenas um exemplo das várias iniciativas, como teatro, contação de histórias, iniciação musical, ensino de instrumentos, coral, danças brasileiras, hip-hop, entre outras. Essa contribuição efetiva e de longa duração da instituição para a educação e formação cultural de crianças, adolescentes e jovens Paraisópolis, proporcionou oportunidades de contato com experiências culturais enriquecedoras, fomentando para a socialização, valorização pessoal e construção da cidadania. A parceria entre o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis e a Arte Despertar trouxe ainda novas empresas e organizações para atuação direta na comunidade.

Saiba +
Como funcionavam as oficinas de arte educação – em entrevista, a coordenadora pedagógica das oficinas arte-educativas relembra as ações desenvolvidas.
Música na comunidade – guia metodológico para desenvolvimento de atividades musicais na comunidade.
Depoimento: reconhecimento da identidade cultural – Ana Marta Oliveira do Nascimento, arte-educadora que foi educanda da Arte Despertar no PECP, destaca a importância do seu envolvimento em ação da Arte Despertar na sua trajetória.
De educando a educador: a jornada de Edson Luna (material de arquivo) – entrevista com Edson Luna, arte-educador da Arte despertar que, antes, foi beneficiário do projeto PECP.

https://www.high-endrolex.com/3