Fundamental na estruturação da metodologia educativa da Arte Despertar, a abordagem triangular do ensino das artes, sistematizada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, foi basilar para as ações educativas nos territórios e também para ações de arte-educação nos hospitais realizadas nos primeiros anos da instituição.
Em entrevista, a Profa. Dra. Maria Christina Rizzi, professora aposentada da Escola de Comunicação e Artes da USP e membro do Conselho da Arte Despertar de 1998 a 2002, retoma os primeiros contatos com Regina Guarita Vidigal, fundadora da Arte Despertar, e de como iniciaram a discussão da estrutura das atividades na organização.
Proposta triangular
A abordagem, também chamada de proposta triangular, compreende o ensino das artes em três eixos interconectados: a leitura, a contextualização e o fazer artístico. O primeiro eixo ou pilar destaca a apreciação estética, focando na capacidade de compreender, analisar e interpretar obras de arte, enquanto o segundo reforça que a arte é um produto de seu tempo, convidando os educandos a uma compreensão mais ampla e crítica do papel da arte na sociedade. O terceiro aborda a necessidade da prática artística como meio de expressão e construção do conhecimento
Saiba +
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo – artigo dos Professores. Drs. Maria Christina de Souza Lima Rizzi e Maurício da Silva publicado na na edição de maio/agosto de 2017 da revista GEARTE, da UFRGS.
Memórias da Arte Despertar: primeiros traços – depoimento em áudio de Regina Guarita em que lê texto de sua autoria, datado agosto de 2004. Elaborado no período em que a instituição se mudava de sede, Regina reflete, sete anos depois, sobre como se sentia no momento em que se davam os trabalhos iniciais da organização.