A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde

O Treinamento para o Desenvolvimento Humano (TDH) foi desenvolvido pela Arte Despertar como uma estratégia andragógica de formação para profissionais da saúde. Focada no desenvolvimento de competências socioemocionais, a proposta qualifica o acolhimento de pacientes e familiares e as relações no ambiente de trabalho, contribuindo diretamente para a humanização na saúde.

Vídeo institucional da Arte Despertar sobre a proposta do Treinamento para o Desenvolvimento Humano

A metodologia pressupõe um ciclo autoformativo e permanente em que parte-se da investigação de si próprio (crenças, valores etc.) para, mediante este exercício de autoconhecimento, melhor compreender o Outro e o contexto em que se atua. Este olhar possibilita o desenvolvimento da empatia, que por sua vez é necessária para uma comunicação efetiva e eficiente, fortalecendo o laço empático e, consequentemente, contribuindo para um relacionamento profícuo entre o profissional e o paciente, e entre o profissional e sua equipe.​ Entende-se a permanência do ciclo na medida em que o sujeito está em constante transformação e em diálogo com o Outro; um Outro que o afeta e que por ele é afetado.

Estrutura formativa do Treinamento para o desenvolvimento humano. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Como base, o TDH se dividia em módulos – normalmente organizados nos grandes temas autoconhecimento, percepção, empatia, comunicação e relacionamento – e trabalhado com estratégias didáticas que partiam da sensibilização ao domínio e aprofundamento de determinado conteúdo. Leituras, histórias, músicas e obras de arte plásticas alinhavavam a experiência da turma ao longo do processo, como disparadores ou sistematizadores de discussões e na própria organização das atividades.

Estrutura didática do TDH. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Como consequência do processo formativo, os profissionais relatavam melhora significativa nas relações interpessoais, na compreensão de seu papel profissional e na sensação de pertencimento à instituição em que atuava, também se sentindo acolhido em suas necessidades. Da mesma forma, profissionais relatavam maior tranquilidade no trato das dificuldades apresentadas pelos pacientes, mais paciência e um olhar mais integral para o sujeito atendido. Contribuições entendidas pela direção dos hospitais como essencial para práticas e assistência mais humanizadas.

Cenários positivos do TDH na formação de profissionais da saúde. Fonte: Acervo Arte Despertar.

Implementação

Ao longo dos anos, a Arte Despertar formou mais de 15 mil profissionais da saúde, em diferentes hospitais e centros de saúde – principalmente na cidade de São Paulo e na sua região metropolitana. Com formatos distintos, as capacitações sempre contaram com arte-educadores da Arte Despertar envolvidos diretamente no atendimento aos usuários da saúde, garantindo a identidade do processo metodológico e a experiência concreta da prática cotidiana.

A proposta também testada e replicada com outros públicos que atuam em contextos laborais sensíveis. Um exemplo foi a formação com a metodologia do TDH para operadores de telemarketing, considerando que são profissionais que atuam diretamente no atendimento ao público, lidam diariamente com a diversidade e sofrem variadas pressões, em um contexto de grande estresse.

Saiba +
Referencial teórico do TDH – sistematização em texto dos conceitos trabalhados pelo TDH.

https://www.high-endrolex.com/3