A estratégia formativa do Sou Saúde

A fim de responder às demandas contemporâneas de formação de agentes e contribuir com o campo da humanização hospitalar, a Arte Despertar elaborou a iniciativa de formação online Sou Saúde. Desenvolvido em parceria com a Tamboro Educacional, o Sou Saúde se organizou em dois cursos – um de acolhimento e outro para aprofundamento – e em um conjunto de atividades síncronas (lives) sobre temas relacionados à agenda geral.

Seguindo a estrutura inovadora na avaliação das habilidades do século 21 da Tamboro, a experiência Sou Saúde focava não apenas no desenvolvimento do colaborador, mas na compreensão da qualidade das relações e desenvolvimento das habilidades desejadas em toda a equipe, o que permitia ao coordenador um retrato sobre os pontos positivos e a avançar em cada cenário de implementação da proposta.

Metodologia

Seguindo a estrutura base do Treinamento para o Desenvolvimento Humano, metodologia desenvolvida pela Arte Despertar a partir da sua experiência em diferentes hospitais e instituições de saúde diretamente com pacientes e profissionais da área, o Sou Saúde buscava integrar a experiência e a fruição artística a reflexões relacionadas à humanização da saúde. De maneira geral, a Arte Despertar – em todas suas ações formativas – estabelecia uma conexão direta entre arte/cultura e promoção da saúde, reconhecendo que a arte tem um importante papel em acionar signos que sensibilizam e despertam para a riqueza das relações e da trajetória individual, e a cultura para resgatar elementos significativos para os sujeitos a partir de um universo povoado por valores, símbolos e sentidos.

O desenho formativo proposto pelo TDH – e consequentemente da estratégia de formação online Sou Saúde, se apresenta como um caminho para a reflexão da práxis do profissional na área da saúde e como um convite para fortalecer a atuação coletiva e colaborativa das equipes. A proposta dialogava com diferentes abordagens e metodologias do campo da humanização em saúde, com especial atenção ao desenvolvimento de habilidades de comunicação empáticas e estabelecimento de relacionamentos saudáveis.

Ciclo formativo

Tanto na experiência de Acolhimento quanto de Aprofundamento do Sou Saúde, o profissional é convidado a percorrer cinco etapas: Identidade/Autoconhecimento; Percepção; Empatia; Comunicação e
Relacionamento. Em ambos percursos – com graus distintos de imersão -, o cursista é convidado a refletir sobre si (crenças, valores, expectativas, medos etc.) para melhor compreender o Outro e o contexto, desenvolvendo proativamente respostas empáticas e uma comunicação eficaz e eficiente, o que, consequentemente, contribui para a construção de relacionamentos saudáveis com pacientes e com suas próprias equipes.

Com base em uma comunicação empática, que estabelece o que Hutchinson (2011) descreve como “fronteiras permeáveis”, o profissional estabelece então um relacionamento profícuo com seu(s) paciente(s) e sua equipe. Este relacionamento – se bem construído – responde diretamente às demandas da humanização da saúde, uma vez que respeita a cultura do paciente, interage com a cultura local e institucional, preserva a centralidade dos indivíduos envolvidos, e contribui para uma dinâmica colaborativa e segura para todos.

Lançamento e implementação

Lançado em outubro de 2019 e realizado entre 2020 e 2022, o Sou Saúde foi testado com excelente resposta e retorno de hospitais parceiros. Na ocasião de lançamento da iniciativa de formação online Sou Saúde, que aconteceu no espaço Civi-Co, foi realizada mesa redonda com a participação de Isabel Armani, fundadora da Thérèse, Maria Helena Sponton, arte-educadora, psicopedagoga e coordenadora de Humanização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Samara Werner, cofundadora e CEO da Tamboro e Rosana Junqueira Morales, diretora executiva da Arte Despertar.

Saiba +
A metodologia do TDH na formação de profissionais da saúde – texto que resume a abordagem do TDH que inspirou o Sou Saúde.
Referencial teórico do TDH – sistematização em texto dos conceitos trabalhados pelo TDH.

https://www.high-endrolex.com/3