Responsabilidade social em perspectiva histórica

Livro "Arte Despertar: primeira década". Fonte: Acervo Arte Despertar

O primeiro capítulo do Livro Arte Despertar: primeira década aborda a evolução da responsabilidade social ao longo da história, destacando as mudanças nas formas de lidar com questões sociais. Rui Luis Rodrigues, professor de História Moderna na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor do texto, ressalta a complexidade desse processo, que não se restringe aos dados concretos da realidade, mas também envolve o imaginário de cada época e a forma de pensar de cada sociedade em seu tempo e espaço. A expressão “responsabilidade social” é então discutida como uma busca pela valorização da dignidade humana e pelo cuidado integral do homem, destacando-se a evolução dessas preocupações ao longo do tempo.

O autor destaca a transição da perspectiva medieval, que interpretava a pobreza como expressão da vontade de Deus, para a visão da Modernidade, especialmente no século XVI, como, por exemplo, a leitura de Juan Luis Vives, filósofo humanista que , no século XVI, propôs abordagens inovadoras para lidar com a pobreza, reconhecendo as causas sociais e enfatizando a importância da formação para lidar com a mesma.

A segunda parte do texto discute a emergência do Terceiro Setor, contextualizando-a no cenário brasileiro da década de 1990, marcado por crises e ideias neoliberais. O autor defende que, apesar da associação do Terceiro Setor ao neoliberalismo, as iniciativas desse setor buscam uma participação mais ativa da sociedade na resolução de problemas sociais, valorizando a autonomia individual e o engajamento em projetos transformadores dos próprios atendidos pelas iniciativas. Para ele, a Arte Despertar figura entre essas organizações cujo foco na autonomia e participação ativa do sujeito atendido viabilizam caminhos para repensar o paradigma neoliberal no século XXI.

Saiba +
Livro Arte Despertar: primeira década – publicação completa.
Saúde em foco: a transformação da Arte Despertar em 2013 – texto sobre movimento de reflexão da Arte Despertar sobre seu papel no terceiro setor.
Marcos na trajetória institucional – depoimento em áudio em que Rosana Junqueira Morales, diretora executiva da Arte Despertar de 2013 a 2023, apresenta os momentos que considera cruciais no percurso da instituição

https://www.high-endrolex.com/3