No nosso dia a dia, muitas vezes, estamos imersos em uma abordagem utilitária, conforme apontado por Liana Shimabukuro. Muitas pessoas se aproximam da arte com a expectativa de que ela tenha propósitos práticos. No entanto, surge uma pergunta crucial: como lidar quando o objetivo é a transformação pessoal? Como possibilitar que crianças, jovens e até adultos descubram sua potência criativa quando “a coisa prática é a autonomia”?
O foco excessivo nos resultados de uma ação pode obscurecer a visão do educador, deixando pouco espaço para o que é essencial na jornada de cada indivíduo: a subjetividade. Nesse entrelaçamento entre o individual e o coletivo, Beth Beli compartilha uma história surpreendente, moldada pelo olhar sensível, pela construção do pertencimento, pela valorização dos vínculos e da amizade, em um trabalho coletivo e amoroso que promove a autonomia através do compartilhamento.
Ambas, Liana Shimabukuro e Beth Beli, desempenharam papéis fundamentais como arte-educadoras da Arte Despertar, intervindo tanto em comunidades quanto em ambientes hospitalares.
Saiba +
Projeto: Formação de educadores com arte – vídeo institucional produzido sobre o projeto Formação de Educadores com Arte junto ao Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema.
Oficinas de arte-educação nos territórios: texto-resumo sobre a prática da Arte Despertar em territórios
Como funcionavam as oficinas de arte educação: em entrevista, a coordenadora pedagógica das oficinas arte-educativas relembra as ações desenvolvidas.