“Nós percebemos que havia uma potência de comunicação, de aproximação com o outro, de ressignificação”. É com essa frase que Marina Rosenfeld, piscoterapeuta e gestora geral da Arte Despertar entre 2018 e 2023, discute a importância do curso de narração de histórias como ponte para conexões entre as pessoas. Também entrevistada, a Dra. Vera Bonato, coordenadora do Centro de Humanização do InCor de 2009 a 2022, reflete sobre os cursos de narração na formação de profissionais de saúde e a contribuição destes na qualificação do relacionamento com os pacientes.
Como explicam as especialistas, a formação de narradores de histórias transcende a simples instrução na linguagem; ela é um meio de construir pontes para conexões mais profundas. A narração de histórias, tanto nos contextos de atendimento à saúde quanto nos espaços educativos, vai além de transmitir narrativas; ela é a essência da construção de vínculos e compreensão mútua.
Na Arte Despertar, essa prática artística se tornou uma via para o entendimento entre as pessoas, um encontro que promove a produção e imaginação coletivas. No âmbito da saúde, as histórias oferecem um caminho para a expressão e compreensão das experiências individuais, criando um espaço de respeito e atenção à diversidade de vivências.

Por isso, na organização, o curso de narração de histórias se tornou uma estratégia significativa para compreender a arte como um meio de acessar a subjetividade humana. Ao capacitar indivíduos para contar histórias, promove-se não apenas a habilidade narrativa, mas também a capacidade de se conectar emocionalmente com os outros. Habilidade que vai além da técnica; ela é uma via para a empatia e para o entendimento das complexidades da experiência humana.
Ao contar histórias, os narradores se tornam facilitadores do diálogo, promovendo a compreensão mútua e, assim, transformando a arte em um caminho para a construção de pontes culturais e emocionais. A formação de narradores de histórias na Arte Despertar, portanto, se tornou peça-chave na promoção de uma educação e assistência à saúde mais humanizadas e centradas na experiência única de cada indivíduo.
Leia +
Proposta formativa dos Cursos de narração de histórias: entrevista com a arte-educadora Kelly Jardim sobre os objetivos e estrutura da formação de contadores de história na Arte Despertar.
Sistematização – Cursos de narração de histórias na Arte Despertar: material apresenta os conceitos balizadores das formações e uma sugestão de estrutura roteirizada para as atividades, além da compilação de um caderno-base de histórias a serem trabalhadas.