A abordagem triangular no ensino da arte

A abordagem triangular no ensino da arte é um modelo conceitual sistematizado pela pesquisadora e artista Ana Mae Barbosa que propõe uma compreensão mais abrangente e integrada do ensino e aprendizado artístico. De acordo com Ana Mae, o ensino de artes deve se estruturar em três vértices ou eixos que inter-relacionados influenciam a experiência artística: o fazer artístico, a apreciação estética e a reflexão sobre o fazer e apreciar. Cada um desses vértices contribui para uma educação artística mais integrada e significativa.

O primeiro eixo ou pilar destaca a apreciação estética, focando na capacidade de compreender, analisar e interpretar obras de arte, enquanto o segundo reforça que a arte é um produto de seu tempo, convidando os educandos a uma compreensão mais ampla e crítica do papel da arte na sociedade. O terceiro aborda a necessidade da prática artística como meio de expressão e construção do conhecimento.

Também chamada de proposta triangular, a abordagem foi a base teórica para as ações da Arte Despertar tanto em ações socioeducativas em projetos nos territórios e em atividades de atenção à saúde em hospitais. Como apresenta Maria Christina Rizzi, professora aposentada da Escola de Comunicação e Artes da USP e membro do Conselho da Arte Despertar de 1998 a 2002, a abordagem triangular no ensino das artes foi a discussão basilar para a concepção de arte-educação da organização.

Saiba +
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo – artigo dos Professores. Drs. Maria Christina de Souza Lima Rizzi e Maurício da Silva publicado na na edição de maio/agosto de 2017 da revista GEARTE, da UFRGS.


Arte Despertar · Trilhas Arte Despertar: Primeiras aproximações na abordagem triangular do ensino da arte

https://www.high-endrolex.com/3