Expediente

Trilhas Arte Despertar:

Histórias de conexão, educação e cuidado

Coordenação

  • Dario Ferreira Guarita Neto
  • Regina Vidigal Guarita
  • Teresa Guarita Grynberg

Gestão e produção de conteúdo

  • Flávia Landucci Landgraf
  • Julia Nader Dietrich Votta

Site

  • Sintrópika

Produção audiovisual dos vídeos

  • Vila Filmes

Mixagem dos depoimentos em áudio

  • Pedro Henrique Lopes Campos

Material de arquivo

  • Acervo Arte Despertar

Suporte administrativo e institucional

  • Bruna Reis
  • Cláudia Brito
  • Eleno Paes Gonçalves Jr.

Colaboradores(as) e parceiros(as) entrevistados(as)

Regina Vidigal Guarita
Fundadora e diretora-presidente da Associação Arte Despertar de 1997 a 2023.
Adriana Freires Aragão
Percussionista, vocalista, compositora, arranjadora, arte-educadora e pesquisadora da cultura do Candomblé e Yatèbèsé. Cofundadora do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Graduada em Musicoterapia e especialista em Ciência da Religião. Atuou na Arte Despertar como arte-educadora de 2001 a 2023 e atualmente trabalha na Escola Municipal de Iniciação Artística.
Cristiana Souza Ceschi
É atriz, cientista social e mestre em arte-educação. É fundadora dO FIO VERMELHO DAS HISTÓRIAS, consultoria em educação e arte que oferece vivências e processos de aprendizagem. Foi arte-educadora e facilitadora da Arte Despertar entre 2012 e 2022.
Elisabeth Belisário, ou Beth Beli
Arte-educadora, percussionista e regente. Fundadora, presidenta, regente e diretora musical do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Professora de percussão, integrante da Grande Companhia de Mystérios e Novidades, foi arte-educadora na Arte Despertar de 2000 a 2021.
Geraldo Orlando
Músico e musicoterapeuta. Atuou em projeto de gravação de DVD com Dan Nakagawa e Ney Matogrosso. Produziu e gravou disco de Plinio Machado, e desenvolve seu projeto próprio de pedagogia musical, além de produções audiovisuais em seu estúdio. Foi arte-educador da Arte Despertar, atuando em hospitais entre 2009 a 2022.
Kelly Aparecida da Silva Jardim
Atriz e historiadora com graduação pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-graduada em arteterapia pela UNIP. Trabalha há 30 anos como atriz, arte-educadora, educadora, narradora de histórias e performer junto a diversas instituições e iniciativas como nas Fábricas de Cultura e na rede estadual de ensino de SP. Atuou na Arte Despertar como arte-educadora e facilitadora de 2009 a 2022.
Liana Yuri Shimabukuro
Educadora, artista plástica e atriz. Desde 2000 trabalha como educadora em escolas e organizações não-governamentais (ONGs). É co-criadora do Ateliê Libélula, do Coletivo EMERGIR e da Yurigami. Integra o Grupo Sobrevento de teatro. Foi arte-educadora da Arte Despertar entre 2010 e 2013.
Marina Rosenfeld
Psicanalista clínica, especialista em parentalidade e família, educadora e comunicóloga. Atuou durante 25 anos no terceiro setor com gestão de projetos de larga escala nas áreas de educação e saúde. Pós-graduada em gestão de projetos pela USP e em psicologia positiva, neurociência e mindfullness pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atuou na Arte Despertar como Gestora de Comunicação em 2016 e 2017, e como Gestora Geral de 2018 a 2023.
Rosana Junqueira Morales
Química industrial, pós-graduada em Marketing e em Administração para o Terceiro Setor e com um Master in Business Administration (MBA) em ESG. Atuou na Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Childhood e foi diretora executiva da Arte Despertar de 2013 a 2023. Hoje é consultora.
Maria Angela de Souza Lima Rizzi
Pedagoga e coordenadora de projetos sociais de arte-educação. Possui experiência em educação em saúde, capacitação profissionalizante, Educação Jovens e Adultos (EJA), e atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Foi coordenadora e formadora da Arte Despertar entre 2000 a 2013.
Maria Christina de Souza Lima Rizzi
Arte-educadora, mãe e avó. Aposentada da Escola de Comunicações e Artes da USP, atua no Programa de Professor Sênior da faculdade como professora na graduação e na pós-graduação e faz parte do Conselho da Organização Paulista de Arte-Educação (OPAE). Trabalhou no Museu de Arte Contemporânea da USP, na Pinacoteca de SP e no Museu da Casa Brasileira. Foi membro do Conselho da Arte Despertar de 1998 a 2007 e Associada da instituição de 2008 a 2022.
Vera Bonato
Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP e mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Atualmente é Assistente de Direção do Instituto do Coração (InCor - HCFMUSP) e responde pela coordenação do Centro de Humanização em um hospital público de especialidades. Experiência na área de Gestão em Saúde. Atuou como parceira institucional da Arte Despertar quando Coordenadora do Centro de Humanização do InCor de 2009 a 2022.

Colaboradoras consultadas

Débora Kikuti Narradora
De histórias há mais de 30 anos. Há 12 anos orienta o curso “Narração de histórias em hospital” na FMUSP. Arte-educadora, autora do livro “As 7 benzedeiras e suas histórias”- PROAC e coautora “Contação de histórias – Poéticas e Interfaces”-SESC. Atuou na Arte Despertar como arte-educadora e facilitadora de 2009 a 2023
Sandra Lessa
Doutoranda pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra/Portugal. Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. Docente da pós-graduação na Casa Tombada e no Hospital Israelita Albert Einstein. Autora de diversas obras, entre elas: “O Narrador está em quem ouve: o estudo de histórias de vida no trabalho do ator-performer” (UNICAMP) e “O Farol das Ilhas: histórias de vida para além de um hospital” (Arte Despertar). Atuou na Arte Despertar como arte-educadora e facilitadora de 2009 a 2011 e de 2014 a 2022.

Depoimentos coletados de material de arquivo

Ana Clara Martinez Blecha
Paciente do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), e filha de Livia Fernanda Martinez Nascimento. Ambas foram atendidas pela Arte Despertar durante sete anos de tratamento de Ana Clara, de 2015 a 2022. Ana, sempre que possível, escolhia datas de consultas e tratamentos nos dias de atendimento da AD. Livia, mãe e enfermeira, vê o trabalho da instituição como um bálsamo para os momentos difíceis a atravessar.
Edson Pereira de Luna
Arte educador há 20 anos em projetos sociais de música e educação social. Atuou em diversas instituições como CCA do Carmo, Instituto Tadeu José de Moraes e AAMAE. Foi diretor musical do espetáculo “Em lama sou” e diretor técnico em diversas companhias de teatro. Percussionista do Samba de Roda Nega Duda. Foi beneficiário de projetos da Arte Despertar de 2001 a 2005 e arte-educador da instituição e 2006 a 2010 e 2014 a 2020
Gabriel Ferreira Santos
Paciente do Hospital Infantil Darcy Vargas e beneficiário da Arte-Despertar de 2016 a 2019. Fundador do time de futebol "Guerreiros", formado por pacientes oncológicos, um espaço de partilha e fortalecimento de laços. É estudante e palestrante, narrando sua história de superação para diversos públicos. Até o momento, Gabriel já alcançou mais de 30 mil pessoas, e pretende seguir na jornada de inspirar e fortalecer pacientes em tratamento e seus familiares.
Liliana da Silva Lopes
Paciente do InCor - HCFMUSP (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Foi beneficiária da Arte Despertar em 2014 durante o período de internação, quando aguardava e se recuperava de um transplante de coração. Reconhece na canção “Tocando em frente” a música de sua vida.
Maria Helena da Cruz Sponton
Arte-educadora e pedagoga. Assistente de Diretoria - Coordenação da Humanização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Professora convidada da Faculdade de Saúde Pública da USP e da pós-graduação em Experiência do Paciente no Hospital Sírio Libanês. Possui diversas publicações nas áreas da arte, saúde, humanização e meio ambiente. Atuou na Arte Despertar em 1997 como arte-educadora, e de 1998 a 2011 como coordenadora pedagógica da atuação em hospitais.
Rosineia Fonseca de Souza Leão
Mãe da paciente Camila de Souza Leão, e beneficiária da AD no ICESP de 2015 a 2019. Camila foi paciente oncológica, atendida pela Arte Despertar durante os anos de tratamento até seu último dia de vida. Mosaicista e educadora, Camila, encontrava na música e na dança a alegria e a leveza, sentimentos sempre presentes em sua história.

Agradecimentos

Ao longo de seus 25 anos de história, a Arte Despertar contou ainda com a participação de colaboradores em diferentes áreas do conhecimento e parceiros (pessoas físicas e jurídicas) fundamentais para a construção e implementação das metodologias institucionais.

https://www.high-endrolex.com/3