A música e o cuidado em saúde

Na interseção entre arte e saúde, a música está entre as mais respeitadas como recurso no cuidado à saúde. Esse reconhecimento alicerça, por exemplo, a existência de cursos de graduação e pós-graduação em musicoterapia. No entanto, outro campo de atuação, mais próximo da abordagem da Arte Despertar, é o da música terapêutica. Nesse espaço, a música é utilizada de maneira mais livre, menos vinculada a metodologias específicas, ao contrário do campo profissional da musicoterapia.

Ambas, entretanto, valem-se da música como recurso terapêutico na promoção de conforto, expressão emocional, integração e destensionamento de ambientes. Esses e outros aspectos são discutidos por Geraldo Orlando, arte-educador que atuou por mais de dez anos na organização.

“A música sempre foi relatada como algo que é formador de caráter, que promove equilíbrio entre o corpo e a mente. Quando você recebe determinados acordes ou determinadas melodias, esses acordes e melodias te levam para um determinado lugar. Que vamos entender como o conceito de ethos. Essa energia que a música trabalha pode te colocar em um estado de alívio, em estado mais tenso, pode te colocar mais eufórica ou menos eufórica”.

Músico e musicoterapeuta, Geraldo fala de aspectos técnicos de experiências sonoras e traz à cena um dos diversos momentos significativos que vivenciou na Arte Despertar.

Saiba +
A música na Arte Despertar: breve apresentação da leitura da Arte Despertar sobre a música como linguagem artística em ações de educação e nos atendimentos em saúde.
Percepção e sensibilidade para a construção do encontro: entrevista em áudio com Geraldo Orlando. Explora os aspectos relacionais ao se aproximar dos beneficiários durante os atendimentos com arte em hospitais.
Bibliografia: A música terapêutica como uma tecnologia aplicada ao cuidado e ao ensino de enfermagem: artigo de Leila Brito Bergold e Neide Aparecida Titonelli Alvim, ambas da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ publicado em 2009, na Revista de Enfermagem Escola Anna Nery. O estudo apresenta uma breve explanação sobre a música terapêutica e a humanização em saúde, e analisa duas pesquisas que investigaram a utilização da música como recurso terapêutico aplicado ao cuidado e ao ensino de enfermagem.
Notícia: O SUS das Práticas Integrativas: notícia da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde sobre a Musicoterapia como uma das 19 práticas institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) para o SUS.

https://www.high-endrolex.com/3