Despertar Arte e Cultura em UTIs

O projeto Despertar Arte e Cultura em UTIs foi uma iniciativa desenvolvida pela Arte Despertar, com o objetivo de promover a inclusão sociocultural de crianças, jovens e adultos que se encontram em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidades Semi-Intensivas e Unidades de Transplante, entre 2007 e 2009.

Ao longo de dois anos de atuação, a Arte Despertar impactou diretamente mais de 60 mil pacientes em diversas instituições, como o Hospital Geral de Guarulhos (HGG), Hospital Maternidade Jesus José e Maria (HJJM), Hospital Municipal da Criança (HMC), Hospital Stella Maris (Stella Maris), e Hospital Municipal de Urgências (HMU), todos em Guarulhos (SP). As ações se realizaram com apoio da Prefeitura de Guarulhos e da rede Humaniza SUS do município e viabilizadas via Lei Rouanet e apoio em empresas como o Grupo Bandeirante.

Eram realizadas atividades de arte-educação e cultura para pacientes e acompanhantes por meio de oficinas (que na maior parte das vezes aconteciam de forma individualizada, no leito dos pacientes) e apresentações de música, artes visuais, e narração de histórias.

No projeto, os profissionais da saúde, por sua vez, além de participarem das ações nos leitos, eram convidados para sessões específicas, voltadas às suas necessidades. Tanto em encontros formativos, quanto em pequenas reuniões quinzenais de apenas 15 minutos de duração, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de diferentes áreas participavam de encontros de reflexão e troca, sempre mediados por diferentes linguagens artísticas.

Edição semelhante do projeto aconteceu em 2010, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no INCOR e no GRAAC, na cidade de São Paulo, em 2009 e 2010, também por meio da Lei Rouanet, mas abrangendo outras áreas e departamentos do hospital.

Saiba +
Material de apoio para atuação em UTIs: guia para trabalhar a intersecção de arte e saúde para práticas humanizadas no atendimento hospitalar

https://www.high-endrolex.com/3