Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
Seis workshops foram realizados pela Arte Despertar com alunos do segundo ano do curso de Medicina da USP. Participaram das atividades 125 discentes, estimulados por meio da cultura e da arte à reflexão sobre a importância da escuta ativa na comunicação entre os diferentes atores da área da Saúde.
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Foram realizados dois cursos de extensão com o tema “A cultura e a arte da Narração de Histórias como instrumento na área da Saúde” para 40 alunos da área da saúde em formação em narração de histórias com o objetivo de trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão e sua relevância para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.
Também foi realizado um workshop com alunos da Universidade Aberta à Pessoa Idosa, no campus de Embu das Artes, em que a arte e a cultura foram utilizadas como ferramentas no processo de articulação à temática da escuta, da empatia, e da abertura em relação à comunicação.
Por fim, também em parceria com a Unifesp, foram realizadas duas palestras, uma sobre Comunicação Não-Violenta, aberta a discentes da área da saúde, e outra sobre os temas Senso Crítico e Compaixão, ministrada junto a discentes da Pós-Graduação em Enfermagem. Participaram destas atividades 90 alunos da graduação e pós-graduação desta Universidade. O objetivo foi estimular a reflexão sobre o papel do profissional de enfermagem a partir da cultura e da arte como instrumentos de transformação na área da Saúde.
Escola Municipal de Saúde
Residentes da Escola Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, participaram de workshops em que foram abordados temas como o relacionamento no cotidiano da saúde, o respeito à diversidade, a integração e o trabalho em equipe. Foram realizadas três turmas sediadas pelo Hospital M' Boi Mirim, Hospital São Luiz Gonzaga e Santa Casa de São Paulo, nas quais foram contemplados 77 médicos e residentes em formação nas especialidades: Clínica Médica, Pediatria, Psiquiatria, Medicina de Família e Pediatria.
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Na palestra “Humanização em Saúde: a Arte e a Cultura”, a diretora da Arte Despertar Rosana Junqueira Morales versou sobre os conceitos de Humanização na área da saúde, as diretrizes da Política Nacional de Humanização, a importância do profissional da saúde no processo de Humanização e a contribuição da arte e da cultura na Humanização das relações. Realizada no âmbito da XI Jornada de Biomedicina, participaram dessa atividade 78 pessoas, entre discentes e docentes
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
A “Arte e a Cultura na Humanização em Saúde” foi o tema da palestra ministrada por Rosana Junqueira Morales, diretora da Arte Despertar, no início do mês de dezembro para alunos da USCS. A atividade contou também com intervenções de músicos e narradores da AD que, em diálogo com os participantes, ilustraram momentos vividos nos atendimentos hospitalares. A USCS também sediou uma Formação em Narração de Histórias, organizada em seis encontros e com duração total de 24h, do qual participaram 33 alunos de medicina.
CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli
Realizada entre os meses de outubro e dezembro na Biblioteca do CEU Heliópolis, a Formação em Narração de Histórias beneficiou 23 docentes de instituições públicas de ensino da região.
Ainda em dezembro, como atividade de fechamento do ano letivo, a Arte Despertar realizou uma palestra intitulada “Diversidade: a Arte como campo de aprendizado para as relações cotidianas” para alunos da Educação de Jovens e Adultos de escolas públicas da região. Integração, empatia e diversidade foram os temas abordados na atividade, em que participaram 47 pessoas.